top of page

Como Trabalhar com Pessoas difíceis


Um grande desafio que as organizações enfrentam é manter um ambiente sem conflitos, pois como eu digo as empresas são formadas por pessoas e justamente essa pluralidade de costumes, culturas, religiões, opiniões e personalidades podem causar todo tipo de conflito direto ou indireto dentro da companhia.


Eu mesmo já passei por essa situação, e confesso que não foi fácil por muitas vezes tive que respirar fundo para não entrar em um embate em meu trabalho, esse e o motivo que as empresas por meio do departamento de Recursos Humanos nas pesquisas de clima organizacional para mapear, identificar e gerir os conflitos dentro do ambiente corporativo.


Então vou dar algumas dicas pra trabalhar com pessoas difíceis


1- Seja sempre profissional: Nunca esqueça que você tem uma postura a manter em seu trabalho, evite discursões, ofensas e agressões pois isso lhe causaria uma demissão por justa causa e/ou processo. Não preciso nem dizer que violência não resolve nada.


2- Desenvolva sua inteligência emocional: Não se afete com “piadinhas”, comentários e posturas de indiferença, você não precisa ser uma esponja pra absorver tudo seja um filtro e faça uma autoanálise.


3- Mantenha abertura para falar sobre tudo relacionado ao trabalho, pois não existe nada na legislação Brasileira que obrigue as pessoas a serem amigas no trabalho, porém é importante manter o espaço aberto para o diálogo saudável.


4- Seja ético (a), não fique comentando com os demais colegas essas situações de conflitos, se o caso for mais grave aconselho a você se dirigir ao superior direto para colocar um ponto final na situação.


5- Seja um exemplo, não dê margem para que falem de você e de seu trabalho, acredito que desta maneira ninguém teria nada a dizer a seu respeito desta maneira.


6- Priorize sua saúde mental: Muitas vezes contar até 10, respirar fundo, rezar ou orar seja uma atitude eficaz e inteligente, tudo que for te trazer problemas psicológicos e/ou emocionais devem ser evitados ao máximo.


Lembre-se que as pessoas são diferentes umas das outras, porém o respeito tem que prevalecer em toda e qualquer situação. Um clima agradável no ambiente de trabalho é a melhor opção pois passamos a maior parte de nosso dia trabalhando, então evitar conflitos sempre será positivo pra sua saúde e careira.


Por Arthur

0 comentário
bottom of page