top of page

Você possui as habilidades necessárias para evoluir?


Na sociedade atual muito se fala em como ser um profissional de sucesso, diversos cursos são vendidos com essa premissa, workshops são feitos e palestras assistidas, mas antes disso, você precisa conhecer e desenvolver as suas habilidades, os seus pontos fortes.


Em muitas situações, o que falta não é o desenvolvimento de uma habilidade, mas sim a valorização e exposição adequada das habilidades que você já possui.


Ao elencar algumas das habilidades mais requisitadas pelo mercado (Comunicação, Trabalho em Equipe, Liderança, Relacionamento Interpessoal, Flexibilidade, Gestão de conflitos, Ética, Criatividade e etc), lembro que muitas pessoas possuem essas habilidades desenvolvidas e que a dificuldade está em comunica-las da maneira adequada no âmbito profissional, está tudo interligado. Quando o profissional se acostuma com suas habilidades, ele não as valoriza, e assim, não as destaca.


Em vista disso, olhe em qual contexto o seu ambiente de trabalho está inserido, verifique qual é a cultura da empresa (ou dos clientes que você possui) e exponha suas habilidades dentro deste cenário, utilizando uma comunicação que eles entendam. Imagine você falando em português para uma pessoa que só fala em japonês, não funciona certo?.


Por isso, a pessoa deve pensar muito sobre a forma como comunica e expõe as suas habilidades, pois estes são fatores determinantes para um crescimento profissional sustentável e consistente.


Quando você consegue identificar as suas habilidades, fica infinitamente mais fácil usá-las a em prol do seu crescimento e isto vale em todos os âmbitos profissionais: elaboração de currículo, entrevista de emprego, desempenho de atividades no ambiente de trabalho, entre outros. O currículo, por exemplo, é um documento que deve conter em destaque todas essas ‘skills’, e quando elaborado com maestria, oferece ao profissional um passo a mais em direção ao seu sucesso profissional.


Por Cláudia Deris

0 comentário
bottom of page