Preferência Cerebral


Algumas perguntas referentes a esse assunto são frequentes como: Como é que o cérebro funciona? Por que tomo as atitudes que eu tomo? Por que temos falhas enormes na comunicação?


A sua preferência cerebral está relacionada as quatro personalidades básicas, estudo realizado por Ned Herrmann todos possuímos as quatro mas geralmente temos duas que predominam, regem as suas atitudes, assim foi organizado um teste que ao final define qual é a sua personalidade dominante, Golfinho, Tubarão, Águia e Lobo. Para uma melhor compreensão de si mesmo, autoconhecimento, com relação a seus pontos fortes e seus pontos de melhoria mostro como tirarmos o melhor de cada personalidade, com você mesmo, com sua família e até mesmo no seu ambiente de trabalho.


Antes de começarmos é importante ressaltar que, não existe um perfil ideal, mas existe a possibilidade de explorá-lo e conhecê-lo, esse análise também tem uma importância significativa para você, líder, colocar seus funcionários em posições que eles possam dar o seu melhor, e também pode ajudar você a desenvolver mais empatia para com os outros.Mudou a minha vida e meu entendimento sobre os outros.


É interessante que se faça essa análise comportamental regularmente, pelo menos de 6 em 6 meses, pelo fato de que podemos melhorar os aspectos que identificamos como pontos a serem desenvolvidos, lembrando que essa mudança pode ser algo muito bom.


Então vamos começar:


Águia – Geralmente é uma pessoa idealizadora, faz as coisas de forma diferente. O que move essas pessoas são criatividade e liberdade, é um perfil que inspira, que tem muitas ideias. Os águias são criativos, intuitivos, tem os pensamentos mais voltados para o futuro, geralmente são distraídos, curiosos, informais, casuais e flexíveis. Os pontos fortes do águia são, foco no futuro, descontração, diferenças, fantasias, pensamento macro, busca inovação, tudo que é novo para o águia gera muito interesse, antecipa os acontecimentos, traz inovação no ambiente em que estão inseridos. Liberdade de expressão é o que motiva, colocar muita regra para um águia gera desmotivação, com essas atitudes o águia não conseguirá dar seu melhor. Os pontos de melhoria do águia, falta de atenção no ‘aqui e agora’, rebeldia, teimosia e defesa extrema do novo pelo novo.


Lobo – É um perfil mais organizador, busca mais conhecimento, pontual, normalmente conservador, metódico, previsível, com eles as coisas tendem sempre a sair de forma correta por conta do planejamento minucioso. Os pontos fortes de um lobo são, regras, normas, sistemas, métodos e procedimentos, um lobo é leal e tem muita responsabilidade, são perfeccionistas. Os motivadores dos lobos são as certezas, compreensão exata das regras e dos métodos, para eles tem que haver uma explicação bem detalhada de como ele deve fazer suas tarefas, eles evitam se colocar em situações de riscos ou erros, fazem o máximo para evitar. Tudo o que ele começa, ele termina. Seus pontos de melhoria se dão por dificuldades a se adaptar á mudanças radicais, aversão a riscos, a falta de produtividade sem uma organização prévia.


Golfinho – São extremamente sensíveis, amáveis, amam relacionamentos, gostam de harmonia, delega autoridade, e priorizam sempre a felicidade geral. Seus pontos fortes são a participação, tradição, diversão, mantém comunicação harmoniosa e aberta, um ponto muito forte no meio profissional. O que mais motiva um golfinho é a segurança, aceitação social, gostam de construir um consenso, gostam de reconhecimento, supervisão compreensiva, ambiente harmônico e preferem trabalhos em grupo. Seus pontos de melhoria são o fato deles esconderem conflito, felicidade acima dos resultados, manipuladores através dos sentimentos, pessoas carentes.


Tubarão – São ativadores, gostam de fazer as coisas rápido, seus principais motivadores são o foco e principalmente a ação, tem um senso de urgência, iniciativa, são impulsivos, rápidos, práticos, vencem desafios, tem um foco no futuro e não gostam de delegar autoridade. Os tubarões tendem a fazer as coisas do jeito deles. Seus pontos fortes são que eles fazem acontecer, para com a burocracia (que ao mesmo tempo pode ser bom ou ruim), são pessoas de fácil motivação e fazem as coisas de modo mais fácil. Seus pontos de melhoria são o fato de não pensam muito, eles agem antes de pensar (também pode ser bom ou não), fazem as coisas muito do jeito deles, não gostam de repetir tarefas, pessoas socialmente mais difíceis, inquietude e ansiedade.


Através dessa análise de perfis você pode, por meio de compreensão de sua parte, compreender como o outro funciona, facilitando os relacionamentos profissionais e familiares, tendo resultados muito positivos para sua vida. Essa análise é facilmente encontrada na internet.


Por Madalena Feliciano

Via Dicas Profissionais

0 comentário

Promover o desenvolvimento econômico e social dos cooperados, atuando de forma eficiente e eficaz, valorizando os princípios cooperativistas em integração com o mercado.

Curta nossa página

© 2021 por Cooperfrente