top of page

Os 4Gs da sustentabilidade financeira e como aplicá-los


Muito além do equilíbrio financeiro, como garantir a saúde do seu bolso agora e no futuro


Você já deve saber que a sustentabilidade é a capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de satisfazer as demandas do futuro. Podemos dizer, portanto, que o uso sustentável de recursos requer uma visão de curto, médio e longo prazo. E isso se aplica a diversos fatores. Podemos falar em sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e também em sustentabilidade financeira.


A partir daí, é fácil perceber que a sustentabilidade financeira vai além de manter o equilíbrio das contas, balanceando ganhos e gastos. Trata-se também de pensar no futuro. É com base nesse entendimento que surge a ideia dos 4Gs da sustentabilidade financeira – gerar, gastar, guardar e ganhar – uma série de técnicas que podem ajudar a fazer um uso mais sustentável do seu orçamento no presente e no futuro.


Aliás, vale ressaltar que esses 4Gs da sustentabilidade financeira são vantajosos tanto para empresas quanto para indivíduos e famílias. Veja só:


1 – Gerar

O primeiro G da sustentabilidade financeira trata de saber gerar dinheiro. Podemos dizer, portanto, que tanto para as pessoas e famílias quanto para as empresas, esse primeiro passo está relacionado, de forma geral, ao trabalho. Afinal, trabalhar é a forma principal de gerar dinheiro.


Mas não para por aí, já que não é apenas trabalhando que se pode gerar dinheiro. E a ideia aqui é exatamente a de considerar novas formas de gerar renda. Pode ser o caso, por exemplo, de vender alguns itens ou equipamentos que você não usa mais. Pode ser alugando algum equipamento ou espaço que você não utiliza com frequência. Pode ser transformando um hobby em uma atividade que lhe permita ter uma renda extra; entre outras possibilidades.


2 – Gastar

Além de saber gerar dinheiro, para conferir maior sustentabilidade ao seu orçamento pessoal, familiar ou empresarial, também é importante saber como gastar melhor os seus recursos. Ou seja, como consumir pensando não apenas no presente, mas também no futuro; colocando em prática o consumo consciente.


Para começar, é importante saber como você gasta atualmente o seu dinheiro. Só assim, é possível saber que mudanças é possível fazer para começar a empregar seus recursos financeiros de maneira mais sustentável.


Além disso, também é aconselhável evitar a impulsividade, de forma a gastar o seu dinheiro levando em conta também os próximos dois Gs: guardar e ganhar.


3 – Guardar

Quando falamos que a sustentabilidade financeira vai além do equilíbrio das contas, é exatamente porque ela inclui o pensamento a médio e longo prazo. Sabendo disso, fica claro que, além de saber gerar dinheiro e gastá-lo de forma mais consciente, também é preciso saber guardar uma parte dos seus recursos.


Guardar para quê? Para a aposentadoria, para enfrentar imprevistos financeiros, para cuidar da saúde, para realizar planos a longo prazo.


Uma das primeiras dicas em relação a isso é começar montando uma reserva de emergência, um fundo que pode ser muito útil para enfrentar situações imprevistas com mais tranquilidade.


Mas para ter um orçamento realmente mais sustentável, também é importante guardar dinheiro pensando no próximo G: ganhar mais.


4 – Ganhar

Você já ouviu dizer que para ganhar dinheiro é preciso ter dinheiro ou, em outras palavras, que dinheiro gera mais dinheiro? Essa ideia está relacionada ao mundo dos investimentos, já que investir é a melhor forma de fazer o seu dinheiro render mais.


E este é o 4º G da sustentabilidade financeira. Afinal, primeiro é preciso GERAR dinheiro (trabalhando, vendendo ou alugando o que não usa, etc.) e GASTÁ-lo de forma consciente (economizando o que for possível), para GUARDAR parte dos seus recursos e poder, finalmente, GANHAR mais dinheiro a partir do investimento desse capital.


Também é bom saber que você não precisa ter uma grande quantia guardada para começar a investir. É possível começar com pouco e ir ampliando seus investimentos ao longo do tempo, de acordo com seus planos. O importante é informar-se bem sobre o tema para conseguir investir de forma inteligente e rentável para o seu bolso. Portanto, comece baixando o e-book Investimentos e saiba mais sobre o assunto.



0 comentário
bottom of page