Muita gente resolve empreender e se decepciona. Isso acontece geralmente quando a visão sobre “ser empresário” é distorcida e a pessoa mira em certo “glamour”, criando expectativas irrealistas, quando na verdade a missão é trabalhar duro.
Para Cynthia Kay, fundadora da Cynthia Kay and Company com mais de 35 anos de experiência no mercado de trabalho, estas são três coisas que as pessoas deveriam considerar antes de decidirem virar empreendedoras se desejam ser bem-sucedidas, conforme artigo da Entrepreneur:
1. O negócio certo
O negócio certo para uma pessoa é muito diferente do negócio certo para outra, afirma Kay. “No meu caso, a experiência em radiodifusão foi uma excelente base para iniciar uma produtora de mídia. Eu havia trabalhado para diversas emissoras de televisão em diversas funções, então entendi tanto os aspectos de produção, o que pode ser comparado a operações em outros negócios, quanto as considerações financeiras”, relembra.
De acordo com a executiva, quando uma pessoa inicia um negócio em um setor onde sabe que tem uma vantagem, ela vê as oportunidades e as armadilhas. “Você pode se tornar um líder reconhecido mais rapidamente do que alguém que está apenas começando. Você também pode receber reconhecimento ou prêmios que lhe conferem credibilidade instantânea. No meu caso, ganhei mais de trinta prêmios de radiodifusão, indicando que era um profissional experiente”, explica.
Kay pontua, no entanto, que conhece indivíduos que tiveram muito sucesso em iniciar negócios sem uma experiência específica no produto ou serviço. Estes são, no entanto, empresários bem-educados que podem liderar uma operação com sucesso e encontraram outros com as habilidades e compreensão do setor, alerta.
“Ser um franqueado é outra maneira de começar, porque o proprietário da franquia implementou os produtos, sistemas e treinamento para impulsionar a propriedade”, aconselha.
A executiva define, ainda, a paixão e o nível de comprometimento do empresário como a segunda coisa a ser considerada antes de iniciar um negócio. “Mesmo indivíduos experientes e preparados devem trabalhar duro durante os primeiros anos para estabelecer as bases. Os proprietários de empresas sabem que isso significa perder eventos familiares, longas horas de trabalho e investir dinheiro na operação, em vez de colocá-lo no bolso. Se você tem paixão por negócios, é fácil persistir. Do contrário, o ressentimento aumentará e o negócio sofrerá”, afirma.
2. A hora certa
“Você pode pensar que o momento certo se refere à idade em que você inicia um negócio. Não é. Empreendedores iniciam negócios em todas as idades. Ao longo dos anos, vimos muitos jovens e seus pais no Shark Tank tentando encontrar um investidor para seus negócios. Pode-se argumentar que o negócio é realmente ideia dos pais, mas nem sempre”, analisa Kay.
No outro extremo da escala, de acordo com ela, estão os empreendedores bis – empresários bem-sucedidos que venderam seus negócios e não conseguiram ficar parados ou que deixaram a América corporativa e seguiram em frente por conta própria mais tarde na vida. “É claro que muitos dos que estão iniciando negócios são da geração Y e da geração Z. O momento certo é em qualquer idade”, opina.
“O que é mais importante é se o produto ou serviço está ou não pronto para o mercado e com demanda. A produção de mídia como indústria tem sido constantemente procurada desde que comecei, mas foi ainda mais popular durante e após a pandemia, pois as pessoas precisavam se comunicar, mas não queriam viajar ou se encontrar pessoalmente. Muitas atividades paralelas aumentaram em popularidade e ainda há espaço para novas entidades. Mas outros têm campos lotados. É importante olhar para a concorrência e ver como está a sua oferta. É diferente, tem um valor melhor ou é mais conveniente?”, avalia.
Existem, ainda, casos de pessoas que estão tão à frente do mercado que precisam fazer mais do que apenas vender; precisam educar e criar demanda, afirma a executiva.
“Pense nisso. Coisas como computadores, hambúrgueres sem carne e até areia para gatos mudaram ou criaram uma indústria inteiramente nova. O tempo aqui é complicado. Chegue muito cedo e serão necessários muitos recursos para ser notado. Tarde demais e você não consegue alcançá-lo”, diz.
3. Os passos certos
“Se você falha em planejar, você planeja falhar”, disse Benjamin Franklin. Kay endossa essa afirmação.
“Para ter sucesso, você precisa seguir as etapas corretas de planejamento. Você precisa fazer o trabalho tedioso de criar um plano de negócios. Este é o roteiro de como iniciar, operar e expandir o negócio. Existem muitos modelos e recursos diferentes para criar um plano, quer você esteja iniciando um negócio tradicional ou uma startup enxuta. Basta escolher um que atenda às suas necessidades”, declara.
Ela afirma, ainda, que as pessoas precisam encontrar e cercar-se de uma grande equipe de consultores, incluindo um advogado comercial, um profissional financeiro e uma equipe de seguros e gerenciamento de risco.
“Não apresse essas etapas. Eles estabeleceram a base para vencer as adversidades e desenvolver um grande negócio”, finaliza.
(com Entrepreneur)
Por Anna Dulce
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