top of page

O impacto da liderança na motivação de equipes e sua influência nos resultados organizacionais


Liderança

Podemos dizer que a motivação da equipe é um fator que interfere nos resultados de uma organização como também a liderança interfere diretamente na motivação de uma equipe. Visto que a liderança influencia de maneira positiva ou negativa nos estímulos das equipes é certo afirmar que a combinação desses fatores impactam diretamente nos resultados das instituições.


Assim sendo, podemos dizer que o líder desempenha um papel primordial dentro das instituições, entretanto a arte de liderar não é simples. O bom líder deve preservar qualidades específicas na gestão de pessoas, saber atuar de maneira estratégica, explorar a eficiência dos integrantes da equipe para exigir tarefas de acordo com a capacidade de cada pessoa, ser dinâmico, valorizar o trabalho dos colaboradores; manter uma união organizacional a qual os funcionários sejam estimulados e tenham comprometimento na execução de tarefas e com a instituição são as principais responsabilidades de um líder.


O líder deve valorizar cada integrante de sua equipe e reconhecer suas habilidades e limitações no momento de atribuição das tarefas, extraindo de forma humana a melhor eficiência do grupo.


Liderança tem muitas definições, porém todas encaminhando para a mesma questão. Liderar não é mandar, impor ou dizer o que está errado, mas sim conduzir de maneira profissional e educada os colaboradores para o alcance de propósitos, induzindo o sucesso da instituição e a motivação de todos.


Liderança pode ser entendida como um processo de conduzir pessoas, ela pode surgir de maneira natural, quando o indivíduo se destaca e influencia outras pessoas sem perceber, ou pode ser adquirida por meio do desempenho de uma função ou cargo na organização.


Por conseguinte, a liderança envolve um processo de influência, a interação dinâmica entre os liderados, a busca pela conquista de metas ou objetivos específicos e a promoção do sucesso organizacional.


A genialidade da liderança está na forma como os líderes enxergam e trabalham os valores e motivações tanto seus quanto dos seguidores.


A liderança está associada a ter visão sobre o que deve ser feito, prestar atenção a ocorrências, estabelecer uma nova direção e, principalmente, concentrar a atenção de todos da equipe. Portanto, é importante que o líder seja bom em planejar, organizar, comandar e controlar para fazer com que os colaboradores alcancem o que a maioria das pessoas considera impossível (BARBOSA; GAMBI; GEROLAMO, 2017).


Motivação

A motivação está associada à qualidade de desempenho e esforços dos integrantes na organização, representando a capacidade para atingir os resultados desejados, sendo necessário que estejam sempre estimulados a crescer e a alcançar metas junto à instituição, através do bom relacionamento no trabalho.


Motivação organizacional é o estado psicológico de disposição, vontade de realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho (MAXIMIANO, 2011).


A motivação dos integrantes da equipe é primordial para o sucesso da organização pois resultará em maior comprometimento na execução de suas atribuições, melhorando o rendimento e auxiliando para a conquista de resultados positivos para a empresa. Por esse motivo, os empregadores precisam investir em um clima organizacional favorável, incentivando a capacitação profissional, treinamento, benefícios e desenvolvimento pessoal.


É relevante lembrar que o profissional desmotivado produz menos e ainda pode influenciar outras pessoas a obterem o mesmo comportamento, por isso a importância da organização reagir às razões da baixa motivação dos seus funcionários.


Além disso, existem alguns fatores os quais influenciam na motivação, como oferecer trabalho desafiante, reconhecimento do desempenho, perspectiva de promoção no futuro, orientação; realização (BEILER; VOIGTLAENDER; WALKOWSKI, 2011).


O colaborador gosta de ser útil para a empresa, sente-se importante quando é destinado a funções específicas. O feedback é imprescindível, pois através dele muitas vezes vêm o reconhecimento do funcionário. Outra maneira motivadora é uma possível promoção, pois instiga o indivíduo a trabalhar animado e incansavelmente.


Com base nos aspectos analisados podemos dizer que a liderança e a influência do líder junto aos liderados são pontos significativos para melhores resultados nas instituições visto que o relacionamento do líder afeta no comportamento de seus liderados, motivando-os ou não. Quanto mais motivado o indivíduo estiver, maior será a sua incumbência dentro da organização. Quanto mais eficiente for o líder em gerir sua equipe, mais serão os bons resultados. Porém, se os quesitos forem negativos, os resultados também serão.


O líder pode induzir indivíduos ou grupos de maneira positiva ou negativa pois através de bons líderes existem equipes motivadas e empenhadas, já através de maus líderes, existem times desmotivados e omissos.


Assim sendo, podemos concluir que uma boa liderança faz toda diferença para o bem-estar no ambiente de trabalho, para a tranquilidade na execução das tarefas e na autoconfiança dos colaboradores. Logo, as pessoas realizam o seu melhor de maneira imperceptível, resultando no progresso dos funcionários e da organização.


Por Daniel Hernandez



REFERÊNCIAS


BARBOSA, Flávia Monize; GAMBI, Lilian do Nascimento; GEROLAMO, Mateus Cecilio. Liderança e Gestão da qualidade – um estudo correlacional entre estilos de liderança e princípios da gestão da qualidade. Gest. Prod., v. 24 n. 3, p. 438-449. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530X2278-16. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/qkCYZV54Ff9V8rppq7Sy4Dc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 out. 2022.


MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. rev. e. ampl. São Paulo: Atlas, 2011.


BEILER, Graziele; VOIGTLAENDER, Karin; WALKOMSKI, Marcelo. Liderança e motivação nas organizações. VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/4089236-Lideranca-e-motivacao-nas-organizacoes.html. Acesso em: 09 set. 2022.

0 comentário

Comments


bottom of page