top of page

Como se manter competitivo no mercado?


Na verdade, não existe uma fórmula mágica para isso. Mas podemos dizer que há estratégias que permitem a sobrevivência no mundo dos negócios. Abaixo, confira algumas dicas para que você possa dar uma reviravolta na situação e manter o seu negócio competitivo!


Estude o mercado

Você não pode desviar as atenções das tendências do mercado e também da concorrência. Fique atento a tudo o que está sendo feito e busque um direcionamento para a sua empresa.

Em um mundo tão tecnológico as coisas mudam a todo momento, portanto, se você ainda quer fazer parte desse cenário, precisa analisar mudanças de rumo para sua empresa.


Não seja mais aquele profissional generalista, foque uma visão mais centrada no seu negócio para melhorar a receptividade do mercado.


Busque a diferenciação

Olhe ao seu redor e perceba que muitas empresas se mantêm competitivas no mercado usando a criatividade.


Para que seu negócio se destaque, é preciso se diferenciar da concorrência. Você pode começar agregando valor para o seu serviço ou produto que vende, com isso, já pode ir pontuando o que tem de melhor com relação aos outros.


Entenda que você pode vender bananas, mas mesmo assim, pode ser diferente da concorrência. Existem diversas formas de fazer isso, por exemplo:

  • Apostando em uma ou nas diversas variedades de bananas

  • Educar o público com o teor nutricional delas

  • Realizar entregas

  • Investir em uma embalagem diferente

Ou seja, são detalhes que podem fazer a diferença no seu negócio, seja ele qual for.

Tenha uma política voltada para o cliente

Quando uma empresa ouve o mercado através do seu cliente e cria estratégias para ver a sua satisfação, certamente ela conseguirá vencer e se destacar da concorrência.

É fundamental mudar a ideia de que o objetivo da empresa é ” só vender ou prestar um serviço”, mas sim, ter em mente que ele precisa ” entregar o que cliente está buscando”.

Com a satisfação do cliente, é certo que ele voltará, com isso, é possível construir um negócio lucrativo.


Em linhas gerais, é preciso vender mais do que um produto ou serviço, mas sim, proporcionar experiências positivas para quem fechar um negócio com sua empresa.


Foque suas energias no negócio

Você precisa analisar todos os procedimentos internos da sua empresa com o objetivo de detectar o que pode ser melhorado.


Não perca de vista e principalmente, busque entender o que os clientes querem, afinal, são eles que ditam as regras.


Invista tempo na compreensão do mercado, esses esforços certamente farão toda a diferença na hora de criar estratégias para conquistar clientes.

Viabilize novos métodos de gerenciamento para conseguir acompanhar relatórios com informações reais e que realmente te ajudem na tomada de decisão.


Invista em Marketing

Depois de todo o trabalho para gerenciar a sua empresa de melhor forma, é preciso divulgar isso. Seja presente em redes sociais, envie email e forneça informações relevantes sobre seus produtos e serviços para os potenciais clientes.

Jamais deixe a marca da sua empresa ser esquecida, você precisa marcar território e seu cliente deve ter em mente que seu negócio está lá quando ele precisar.

É preciso lembrar que para ser competitivo no mercado é necessário ter em uma gestão empresarial eficiente. Desse modo, cada passo dado será baseado em fundamentos que visam levar a empresa frente ao seu objetivo.


Por Fabio Favari

0 comentário
bottom of page