Como o trabalho voluntário pode impactar a sua carreira profissional


O trabalho voluntário é muito bem visto pelo mercado de trabalho de forma geral. E, no caso de profissionais em início de carreira, é uma excelente maneira de evidenciar as habilidades técnicas e comportamentais, mesmo que o profissional ainda não tenha tido muitas (ou nenhuma) experiências no mercado de trabalho propriamente dito. Seguem abaixo três principais ganhos do trabalho voluntário para a carreira:


Resiliência Quem atua com trabalhos voluntários com certeza já passou por situações adversas. E saber lidar com essas adversidades e contorna-las de forma inovadora tem sido uma das principais características requeridas por profissionais de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação.


Diversidade Os trabalhos voluntários por si só costumam acontecer para minimizar problemas sociais relacionados aos direitos humanos e à diversidade. Essa bandeira tem sido cada vez mais reconhecida e valorizada por muitas empresas, e estar por dentro de práticas nesse sentido com certeza é uma maneira de se juntar a essa causa de forma genuína.


Habilidades técnicas Os trabalhos voluntários também são úteis, muitas vezes, para desenvolver diversas habilidades técnicas – seja relacionado às ferramentas tecnológicas, ou ao exercício da profissão em questão. Nesse caso, é preciso que essas habilidades aprendidas com o trabalho voluntário em questão estejam explícitas no currículo do profissional e sejam verbalizadas no momento da entrevista.


Por Rodrigo Vianna

Via Dicas Profissionais