Como fazer planejamento de carreira com a ferramenta 5W2H?


Pelo momento que estamos passando, muitas pessoas estão precisando se reinventar. E muitas, às vezes nem sabem por onde começar. Mas outras já tem me mente algo que quer fazer, o novo caminho que quer trilhar. Se você se encaixa neste segundo grupo, pode ter certeza que você já está melhor que muita gente.


Hoje é para você que eu vou falar!


Existe uma ferramenta, bastante utilizada nas organizações, desde ações de planejamento até a gestão da qualidade: a Metodologia 5W2H. Só que ela pode ir muito além dos "muros" de uma organização. Você pode aplicá-la para construir planos de ação pra sua vida pessoal.


No diálogo de hoje queremos destacar a sua aplicação para planejamento de carreiras. Mas antes, precisamos te explicar como o que ela é e como funciona.


O 5W2H funciona como uma espécie de check list que te orienta a pensar em todas as tarefas que precisa planejar e realizar para seu plano dar certo. Para cada uma das sete letras (os 5 Ws e os 2 Hs) tem uma pergunta a ser feita. São elas:


What (O que)? = O que deve ser feito? Qual ação deve ser realizada?

Why (Por que)? = Porque deve ser feito? Porque a ação deve ser realizada?

Who (Quem)? = Quem deve fazer? Quem são os responsáveis pela ação?

Where (Onde)? =Onde deve ser realizado? Em que localização se realizará a ação?

When (Quando)? =Quando deve ser realizado? Quais prazos devem ser obedecidos?

How (Como)? = Como deve ser realizado? Como será o processo de execução da ação?

How Much (Quanto)? = Quanto custará? Quanto será o orçamento da ação?


Para facilitar, você pode montar em forma de quadro, que pode ser escrito em uma folha de papel, digitalmente no computador ou smartphone. Não importa como seja feito. O importante é que você faça!


Por Fávia Souza

Via Administradores.com