Cinco dicas para ter mais tempo no seu trabalho


A gestão do tempo no nosso local de trabalho é um fator muito importante na nossa rentabilidade e produtividade. Se formos mais eficientes no tempo que usamos, podemos produzir mais, valorizamos a nossa prestação e damos melhor rendimento à nossa organização. Contudo, sem que nos percebamos, perdemos tempo de forma muito gritante em situações mesmo banais.

Vejamos de que forma podemos melhorar a nossa gestão de tempo e maximizar o tempo que temos.


1- Dizer que não temos tempo para algo.

Um dos primeiros pontos a analisar é totalmente psicológico. Uma questão de mentalidade. Quando nos mentalizamos que não temos tempo para fazer uma determinada tarefa, já estamos, mesmo ainda antes de a começar a fazer, a colocar um entrave e uma dificuldade que não existe. Logo nesse ponto, já teremos maior relutância em começar a tarefa, quando muito, terminar a tarefa. É importante perceber que efetivamente há situações em que o tempo poderá ser curto. Mas aqui, entra a questão do planeamento do tempo (mais à frente). Há que saber dizer que sim, que se é capaz de fazer. Esta mentalidade vai permitir pegar no projeto em mãos, mais rápido e terminá-lo mais rápido.


2- Não estabelecer metas.

Entrando já no campo do planejamento, há que estabelecer metas. Não só pela questão de organização, mas também pela questão de motivação. Se tivermos estabelecido fazer as tarefas A, B e C para este dia, temos uma motivação para começar a trabalhar nas mesmas e terminar. Alem do mais, terminar aquilo que nos comprometemos fazer, trás uma sensação de realização positiva, que nos fará sentir mais motivados para abraçar mais um dia ou mais uma tarefa.


3- Planejar demasiadas tarefas para o tempo disponível.

Novamente num plano do planejamento, é importante perceber o tempo que é necessário para cada tarefa, e estabelecer um calendário/horário de execução. Se tem duas tarefas que demoram 4 horas cada uma a cumprir, não meta como meta terminar as duas antes do almoço. Não irá cumprir com o seu plano, e sentir-se-á frustrado. Procure sempre perceber o tempo mínimo necessário, e, conforme o risco de incertezas, adicionar uma margem pequena. Manter os planos dentro de tempos razoáveis, isto é, com tempo suficiente para serem cumpridas sem perder demasiado tempo em margens desnecessárias, é vital.


4- Distrações com atividades supérfluas.

Este ponto é fácil de entender. Tempo é limitado, e, usá-lo para fazer coisas que não contribuam para a realização das tarefas fundamentais só vai prejudicar. Deixe as redes sociais, as notícias ou fofoquices para a hora do almoço, ou para quando voltar para casa. Mesmo a pausa para o lanche, você precisa mesmo de tomar esse café entre o almoço e o lanche?


5- Não aproveitar cada momento.

Ainda no mesmo tópico, sabe aqueles 15 minutos que faltam para ir almoçar, ou para sair? E pensa “isto já não serve para nada”? pois está bem errado. Esses tempos são perfeitos para planejamentos, ou adiantar trabalho para a tarde ou dia seguinte.

Estas dicas são ótimas para a sua atividade profissional, mas pense, também as podem aproveitar em casa para a sua lide de case ou de jardim. O tempo é limitado, use-o da melhor maneira!


Via Dica Profissionais