top of page

9 formas de começar uma conversa com qualquer pessoa


Para muita gente não é apenas falar em público que lhes causa arrepios. A possibilidade de precisar conversar com alguém, mesmo em particular, causa pânico em algumas pessoas.


A única maneira de perder esse medo é praticar. Seja com um novo colega de escritório, o CEO da sua empresa ou um desconhecido na rua, sempre há uma maneira de iniciar a conversa da melhor forma possível.


O articulista Bernard Marr publicou, em seu perfil do Linkedin, um artigo com 9 maneiras de começar uma conversa com absolutamente qualquer pessoa. Confira:


1. Pule a conversa fiada. Perguntar sobre o clima ou sobre uma equipe de esportes local são as piores formas de começar uma conversa. Evite assuntos desgastados. Cada situação é única e assim você deveria ser capaz de encontrar uma forma única de começar a conversa.


2. Pergunte a opinião das pessoas. Todo mundo tem uma! Se é uma pessoa que você não conhece muito bem, comece com assuntos mais leves, como música e filmes. É a melhor forma de chegar à assuntos como política.


3. Peça um conselho ou recomendação. Funciona muito bem se você perguntar sobre a roupa ou os acessórios que a pessoa está usando.


4. Faça uma pergunta que seja fácil de responder. Esta é uma ótima tática quando você precisa descobrir se uma pessoa tem expertise em algum assunto, em particular. Evite pedir para que a pessoa explique algo complexo; se é onde a conversa está indo, ótimo, mas fazer uma pergunta muito complicada logo de cara pode parecer exigente.


5. Comente sobre o ambiente. Não importa onde você está, sempre há coisas para serem comentadas: a música, a comida, as pessoas.


6. Pergunte por uma atualização. Se você conhece alguém pela reputação, peça uma atualização sobre algo que você sabe que eles estão fazendo.


7. Faça perguntas que dêem espaço para novas perguntas. Se a sua pergunta pode ser respondida com um simples sim ou não, não se surpreenda se é isso que você recebe.


8. Faça uma pergunta hipotética. Estas perguntas podem levar a grandes conversas, mas tente conectá-las com algo que aconteceu no evento ou em eventos atuais para evitar parecer muito aleatória.


9. Pergunte sobre filhos, animais de estimação e hobbies. As pessoas gostam de falar sobre as coisas que são importantes para elas. Se você sabe que seu chefe gosta de velejar, perguntar a ele sobre sua última viagem é uma maneira infalível para fazê-lo falar.


Por Redação

0 comentário
bottom of page