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7 frases para evitar se você quer melhorar sua Inteligência Emocional




Inteligência Emocional é a capacidade de perceber e avaliar com precisão os sentimentos em nós mesmos e nos outros. As pessoas mais inteligentes emocionalmente podem acessar e evocar emoções, compreender sinais não-verbais e regular seus sentimentos para construir relacionamentos mais fortes.


Como psicóloga formada em Harvard, Dr. Cortney S. Warren viu em primeira mão como isso é fundamental para o sucesso profissional e pessoal a longo prazo. Em artigo escrito para a CNBC Make It, a especialista lista sete frases que devem ser evitadas por aqueles que desejam melhorar sua Inteligência Emocional.


1. “Eu não estou mudando. Esse é quem eu sou”

De acordo com Courtney, a inteligência emocional está associada à capacidade de mudar ao longo do tempo à medida que você aprende e cresce.


“Pessoas com baixa inteligência emocional são frequentemente mais rígidas e lutarão contra os esforços para mudar ou evoluir. Convicções fortes são importantes, mas também o é estar aberto a novas possibilidades”, afirma.


O que dizer em vez disso

“Preciso pensar mais sobre o que você está dizendo. Quero estar aberto a comentários sobre mim mesmo, mesmo quando for difícil ouvir”.


2. “Não me importa como você se sente”

Desconsiderar os sentimentos das outras pessoas é um sinal de baixa inteligência emocional, alerta Courtney.


“Mostrar falta de empatia pelos outros, especialmente quando estão passando por momentos difíceis, torna difícil desenvolver relacionamentos de apoio e mutuamente benéficos”, declara.


O que dizer em vez disso

“Lamento saber que você está chateado. Como posso ser útil para você agora?”.


3. “É sua culpa que estou me sentindo assim”

“Pessoas com forte inteligência emocional não culpam o mundo exterior pelos seus sentimentos. Eles entendem que suas emoções estão ligadas à forma como percebem internamente as circunstâncias”, afirma a especialista.


De acordo com ela, corrigir as emoções de uma pessoa não é responsabilidade de outro alguém. Pelo contrário, os sentimentos são uma oportunidade para compreender a si mesmo e estabelecer limites.


O que dizer em vez disso

“Estou me sentindo muito emotivo agora. Minha percepção da situação é que…”


4. “Você está simplesmente errado”

Segundo Courtney, quando recebem um feedback, as pessoas emocionalmente inteligentes farão um esforço para procurar nuances.


“Em vez de ficarem presos a extremos, elas se concentram mais em compreender a experiência vivida pela outra pessoa”, explica.


O que dizer em vez disso

“Quero ouvir sua perspectiva mesmo quando não vejo as coisas como você vê. Você pode me ajudar a entender por que está se sentindo assim?”.


5. “Pare de ser louco”

“Ser capaz de ouvir a experiência de outra pessoa sem reagir exageradamente ou levá-la para o lado pessoal é um sinal fundamental de inteligência emocional. Isso significa que você tem um alto senso de autoconsciência e auto-estima”, declara a especialista.


O que dizer em vez disso

“Eu entendo que você está enfrentando dificuldades agora. Embora eu tenha ouvido que você está chateado comigo, acho que sua reação pode ter mais a ver com o seu passado do que com o que estou fazendo agora. Você acha que isso é verdade?”


6. “Não posso te perdoar”

Pessoas emocionalmente inteligentes podem se colocar no lugar de outra pessoa, afirma Courtney. Elas são, por isso, mais abertas a perdoar em comparação com alguém que é menos seguro.


O que dizer em vez disso

“Estou tendo dificuldade em te perdoar agora. Mas estou trabalhando ativamente para abandonar esse ressentimento e raiva, porque gostaria que pudéssemos consertar isso e seguir em frente.”


7. “Seus sentimentos são irracionais”

Pessoas emocionalmente inteligentes podem interrogar os seus sentimentos, sair de si mesmas e analisar os aspectos racionais e irracionais dos seus pensamentos, declara a especialista.

“Eles também são bons em reconhecer os sentimentos de outras pessoas, mesmo que não entendam bem o que querem”, explica.


O que dizer em vez disso

“Ouvi dizer que você está com emoções fortes neste momento e elas são válidas. Não entendo completamente por que você se sente assim ou concordo com sua perspectiva sobre esta situação, mas quero fazer isso. Você pode me contar mais?”


(com CNBC Make It)


Por Anna Dulce


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