top of page

5 hábitos financeiros saudáveis para você colocar em prática


Manter a vida financeira sob controle nem sempre é uma tarefa fácil. E o pior é que não ter hábitos financeiros saudáveis pode prejudicar o seu orçamento mensal, levar ao endividamento e comprometer o seu bem-estar emocional, gerando frustração no longo prazo. Por isso, é melhor cuidar do dinheiro antes que as coisas saiam dos trilhos.


Para ajudar nessa missão, elencamos alguns hábitos que você deveria começar a desenvolver hoje mesmo para garantir sua saúde financeira e ainda começar a construir sua prosperidade para o futuro. Vamos conferir cada uma delas? Aproveite!


Por que ter hábitos financeiros saudáveis?


Antes de checar as dicas vamos entender, rapidinho, por que é tão relevante ter bons hábitos quanto ao seu dinheiro. Primeiro, o dinheiro é uma espécie de materialização da sua energia, ou seja, você dedica seu tempo e seus esforços em troca de dinheiro, que é o que compra comida, moradia e conforto para a sua família.


Se o dinheiro é o seu tempo e a sua energia convertidos em uma moeda, então, ele tem muito mais valor do que a economia realmente diz que tem. Sendo assim, quanto melhor você conseguir cuidar desse dinheiro, mais saudável será a sua relação com ele, fazendo com que ele trabalhe a seu favor e não o contrário.


Isso significa, em última instância, mais tempo com as pessoas que você gosta, menos estresse com o malabarismo de contas e mais liberdade para escolher com o que você quer trabalhar. Demais, não é? Agora, aprenda como conquistar isso!


Quais hábitos devem fazer parte da sua vida financeira?


Como prometido, separamos alguns hábitos financeiros saudáveis que você não pode esquecer de manter na sua vida. Então, fique de olho neles!


1. Dedique um minuto do seu dia ao dinheiro

Essa pode parecer uma dica simples, mas é super útil: separe um minutinho do seu dia para checar todos os seus saldos e ver como está a sua situação financeira em relação ao que você planejou. Esse simples hábito vai evitar que você tenha surpresas ao gastar mais do que tem ou ter que pagar juros por um débito inesperado.


2. Selecione criteriosamente seus gastos

Lembra quando dissemos que o seu dinheiro é produto de uma relação do tempo e esforço gastos por você? Pois bem, comece a ser mais criterioso selecionando com o que você gastará essa energia. Além dos gastos chamados de sobrevivência, coloque seu dinheiro apenas naquilo que o faz realmente feliz.


3. Aprenda sobre finanças

Outro hábito que merece estar entre as suas prioridades é o de aprender sobre gestão financeira. Por isso, separe uma hora ou menos do seu dia para ler um livro, ouvir um podcast ou assistir a um vídeo sobre educação financeira. Só não vale deixar de colocar seus aprendizados em prática!


4. Pague suas contas sempre em dia

O ideal é que as suas contas sejam pagas antes do vencimento. Isso vai evitar uma quantidade enorme de gastos com multas, juros e moras. Se for preciso, utilize um aplicativo que ajude a lembrar quando uma conta está vencendo ou cadastre seus boletos em débito automático pelo app do banco.


5. Pague a si mesmo

Sim, você leu certo. Estipule um valor do seu salário que será pago a você todos os meses, porque sim. Desse dinheiro devem sair seus gastos com lazer, seus investimentos em si mesmo e as aplicações financeiras. Assim, você se obrigará a fazer uma reserva financeira, a se desenvolver como pessoa e, é claro, a se divertir.


Como saber o momento ideal para começar a investir?


Você vai perceber que, à medida que começa a cuidar do seu dinheiro e aprender sobre gestão financeira, vai surgir um desejo por fazer uma reserva financeira, começar a poupar e a investir seu capital. Não existe um momento ideal para isso. Na verdade, o momento mais propício é “agora”.


Isto é, por mais endividada que uma pessoa esteja, o primeiro passo para sair dessa situação é ter uma reserva (e evitar dívidas). Por isso, no momento em que alguém começa a guardar dinheiro, já pode — e deve — começar a investir.



Pro Guia de Bolso

0 comentário

Comments


bottom of page