top of page

3 passos para prevenir o burnout em suas equipes



O renomado psicólogo organizacional Adam Grant, em artigo publicado na Harvard Business Review, propõe uma metodologia de três etapas para líderes combaterem o esgotamento dos funcionários, que ele descreve como uma forma persistente e debilitante de exaustão emocional.


O chamado “burnout” se tornou um dos maiores males do mundo corporativo moderno e tem recebido atenção crescente.


Aqui está o resumo da abordagem de Grant, com sugestões para lidar com o problema:


1. Demanda

Grant enfatiza a necessidade dos líderes em avaliar as demandas que estão causando esgotamento. Problemas como excesso de trabalho, expectativas não claras, e a necessidade de estar sempre disponível, são aspectos que contribuem para o esgotamento. Ele sugere que os líderes identifiquem onde essas demandas são excessivas e tomem medidas para torná-las mais gerenciáveis, como contratar mais pessoal ou redistribuir responsabilidades.


2. Controle

Quando não é possível eliminar completamente as demandas, como em startups que operam globalmente, Grant aconselha oferecer aos funcionários mais controle sobre como gerenciam essas demandas. Isso pode incluir mais autonomia sobre quando e como o trabalho é realizado, promovendo uma maior flexibilidade no ambiente de trabalho. Tal controle pode ajudar os funcionários a gerenciar melhor o estresse e aumentar a satisfação no trabalho.


3. Suporte

A terceira etapa envolve oferecer suporte adequado aos funcionários para lidarem com as demandas. Isso inclui não apenas ferramentas e recursos para ajudar no trabalho, mas também a promoção de uma cultura onde os funcionários se sintam confortáveis para discutir abertamente sobre o bem-estar emocional e buscar ajuda quando necessário. Grant destaca a importância de os líderes darem o exemplo, sendo abertos sobre suas próprias necessidades de saúde mental e encorajando um diálogo aberto sobre esses temas.


Essas etapas formam uma estrutura robusta que os líderes podem usar para abordar proativamente o esgotamento dos funcionários, não apenas tratando os sintomas, mas também atacando as causas raízes do problema. A abordagem de Grant sublinha a importância de um ambiente de trabalho empático e adaptável, onde as necessidades dos funcionários são uma prioridade contínua.


Por Ramon Santillana

0 comentário

Comments


bottom of page