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Quais serão as habilidades para os empregos do futuro?



Desenvolver competências oportunas, na educação e no mercado laboral. A transformação afeta também aos talentos gerados dentro das empresas.

• O campo tecnológico e as novas profissões que estão aparecendo fizeram com que as qualidades procuradas nos funcionários fossem variando ao longo da última década.

• Já não vale esse legendário “inglês nível médio” ou os conhecimentos do Office.

• Hoje, as habilidades requeridas vão muito além. E, conforme nós vamos aproximando-nos das próximas gerações do âmbito educativo, comprovamos que tudo evoluciona como se não houvesse amanhã.

A tecnologia mudou radicalmente a maneira em que as empresas realizam os processos seletivos, não por modismos, mas por necessidade. O contexto social e tecnológico em que nós vivemos não nos deixou alternativa que desenvolver e evoluir o perfil do funcionário especializado, integrando a sua inteligência emocional.

A vantagem dos seres humanos está nas habilidades socioemocionais, como a criatividade, a liderança e a capacidade de persuasão. É necessário manter abertas as possibilidades de um aprendizado permanente, fortalecer as habilidades educativas para constituir melhores equipes de trabalho e apoiar e educar a cultura da experiência.

O trabalho do futuro depende de cada indivíduo, as empresas devem preparar seus funcionários para a transição da mudança tencnológica acelerada e apostar pelos jovens pensando na produtividade. Os funcionários devem estar prontos para aprender e destacar capacidades que não são automatizadas facilmente.

A capacidade de aprendizado será indispensável

A era de cursar uma faculdade e passar anos trabalhando atrás de uma mesa acabou. Hoje há produção de uma literatura científica e tecnológica que está ficando obsoleta logo após o seu nascimento e quem não acompanha essa evolução fica para trás. A pergunta é: estamos preparados para nos reciclarmos constantemente?

Capacidade autodidata

Tantas mudanças estão fazendo com que os centros de formação se adaptem e ofereçam garantias para esta nova dinâmica. Mas, existem muitos detalhes com os que não nos resta outra que aprender por conta própria;

Capacidade resolutiva

Hoje em dia uma simples mensagem no Twitter pode afundar uma empresa consolidada. Por isso hoje em dia há uma demanda sobre funcionários que demonstrem ter uma alta capacidade para resolver problemas.

Os técnicos de hoje em dia possuem a habilidade para resolver os problemas que possam aparecer em um determinado momento. Algo que requer pensar rápido, ter os conhecimentos adequados e contar com o impulso para agir e propor soluções. Isto se chama trabalhar sob pressão.

Idiomas

Vivemos em um mundo interconectado. Portanto, a capacidade de se comunicar com outras culturas e mercados potenciais tem se tornado essencial. Hoje é possível montar um startup num quarto com mil reais e ter clientes na Rússia, Japão ou em Ruanda. Para lidar com uma situação assim o inglês é indispensável.

Inclusive, cargos e profissões estão pegando emprestados os nomes da língua inglesa. Os redatores são content writers, as celebridades influencers e os gerentes managers. As fontes de informação primária vêm na maioria das vezes dos Estados Unidos ou de países asiáticos, onde se publica diretamente em inglês.

Dinamismo

Estamos presenciando um momento espetacular da História, onde tudo muda a uma grande velocidade. Estar preparado para tanto progresso será chave. É preciso desenvolver uma visão global do que nos rodeia e nos prepararmos o máximo possível. Quanta mais formação, mais chances de se desenvolver neste novo cenário.


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