Você sabe o que é marketing? O papel do marketing é encantar o consumidor com o objetivo de fazê-lo consumir aquilo que lhe é oferecido. No marketing pessoal a intenção é a mesma, a única diferença é que o “produto” é você. Em outras palavras, o marketing pessoal é uma ferramenta estratégica utilizada com a finalidade de promover suas qualidades para alcançar o sucesso, ao atrair e desenvolver sua rede de contatos.
Quando bem feito, contribui para dar visibilidade às características pessoais, habilidades e competências profissionais. Dessa forma, ele deve ser empregado em todos os estágios da vida, desde a pessoa que deseja ingressar no mercado de trabalho até para quem já se aposentou, mas que possui projetos nesta etapa da vida.
Como trabalhar a sua imagem?
O marketing pessoal cuidadosamente executado pode ser o diferencial entre os profissionais que exercem a mesma função ou cargos similares nas empresas.
Antes de trabalhar sua imagem profissional, no entanto, é essencial compreender a si mesmo. O autoconhecimento não é um exercício fácil, por isso tenha paciência para descobrir o que você quer e quais caminhos são necessários percorrer para chegar até seus objetivos.
Além desse autodescobrimento, é totalmente viável trabalhar a sua imagem. Veja algumas dicas de como fazer isso:
1. Aprimore a comunicação interpessoal A comunicação interpessoal pode ajudar a pessoa a se destacar. Isso acontece por meio da maneira como se expressa – escrito e oralmente. Usar bem a língua portuguesa, ter um bom papo e deixar a timidez de lado são exemplos de como otimizar o marketing pessoal.
2. Fique de olho na postura profissional Saber portar-se conforme a situação faz você ganhar pontos quando o assunto é marketing pessoal. Com isso, seja sério quando a situação exige seriedade e seja descontraído quando a situação for apropriada a isso.
3. Saiba ouvir Ninguém gosta de ficar ao lado de pessoas que só falam sobre si mesmas. Então, desenvolva a habilidade de escutar os outros, mas ouvir de maneira ativa. Ou seja, realmente prestar atenção ao que o outro diz.
4. Cuidado com a aparência A imagem diz muito sobre você. Dessa forma, tenha cuidado com a sua aparência e reveja se está transmitindo a imagem que gostaria. Mesmo que o ambiente seja informal, fique atento para fugir do desleixo.
5. Seja natural A criação de uma imagem profissional deve ser algo natural. Além disso, é fácil perceber quando alguém força determinadas situações. O marketing pessoal auxilia na escalada da carreira, portanto, deve ser algo natural e desenvolvido com destreza e paciência.