Segmentação de mercado: como diferenciar a sua empresa?



Abrir um negócio próprio vem sendo a saída para milhares de brasileiros que precisam enfrentar a instabilidade financeira. Além da necessidade, a paixão pelo empreendedorismo guia esses empresários, que desde o início encontram uma ampla concorrência e consumidores cada vez mais exigentes.

Diante de tantos desafios, uma etapa importante pode ajudar os empreendedores a diferenciar suas empresas e alcançar voos mais altos: a segmentação de mercado. Concentrar a operação do seu negócio em um nicho específico pode ser a solução ideal para a marca crescer. Se você nunca pensou na segmentação de mercado para o seu negócio, recomendamos que você continue lendo este artigo e veja como essa estratégia pode ajudar a diferenciar a sua empresa perante a concorrência ferrenha.

Saiba o que é a segmentação de mercado

De forma bem simples, a segmentação de mercado está relacionada à definição de uma estratégia focada no atendimento das necessidades específicas de um grupo de pessoas um pouco mais restrito, que passarão a compor o seu público-alvo. Geralmente, essa segmentação de mercado é conhecida como nicho. Todas as empresas podem aplicar essa estratégia, mesmo aquelas que já atuam no mercado há muitos anos e perceberam a necessidade de adotar a segmentação de mercado, passando a trabalhar focadas nas necessidades de uma parte de seus clientes. Por exemplo, uma loja de sapatos no sul do país quer fazer a segmentação de mercado e opta por focar na comercialização de botas, produtos com bastante procura na região, afinal as botas fazem parte da cultura da localidade, além de serem um sucesso durante o inverno.

Veja como encontrar a segmentação de mercado para diferenciar a sua empresa

Agora que conhecemos um pouco mais sobre essa estratégia, chegou o momento de saber como realizar essa importante mudança no seu negócio sem comprometer a estabilidade da empresa.

É importante que o empreendedor, antes de tomar qualquer decisão, faça um estudo completo da sua empresa e do mercado em geral. Assim, ficará mais fácil identificar os desafios e as oportunidades para diferenciar sua marca da concorrência. O apoio de um sistema de CRM (Customer Relationship Management ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente) é muito importante para que as análises realizadas sejam assertivas, pois o trabalho é feito com base em informações reais e atualizadas do negócio.

No mundo corporativo, existem três formas de segmentação de mercado que são bastante utilizadas pelos empresários. São elas:

Segmentação geográfica: o exemplo da loja de sapatos se encaixa bem na segmentação geográfica. Aqui, é importante analisar os valores, costumes, comportamentos e necessidades dos clientes. As características da região podem trazer ótimas oportunidades para o seu negócio.

Segmentação psicográfica: além de listar os consumidores pela localização, a segmentação psicográfica também leva em conta a personalidade, as atitudes, o estilo de vida, os hábitos e as opiniões dos clientes.

Segmentação comportamental: nessa proposta de segmentação de mercado, o foco principal é o comportamento do consumidor. O objetivo é identificar o cliente ideal para a sua empresa. As informações para compor esse perfil são colhidas à medida em que o cliente se relaciona com a marca e concretiza as compras.

Apresentamos neste artigo como a segmentação de mercado é importante para diferenciar sua empresa perante a concorrência, além de ajudar na atração das melhores oportunidades.

Via Goomark