WhatsApp para pequenas empresas: como se apropriar desse canal para vendas e relacionamento com clie



A versão do Whatsapp para empresas busca facilitar a vida de pequenos negócios que adotam o aplicativo de mensagens como um de seus canais de vendas e atendimento.

Como utilizar o Whatsapp para empresas Uma vez instalado, você poderá criar um perfil comercial. Nele, inclua informações como site, página no Facebook e endereço físico. Não é necessário informar qualquer tipo de número de documento, inclusive CNPJ.

As informações a respeito de sua empresa poderão ser listadas, facilitando ainda mais o contato com clientes. Segmento, horário de atendimento e a descrição de seu negócio são alguns dos dados que poderão ser incluídos, aumentando sua visibilidade.

Outra função interessante é a de sincronização de número de telefone fixo. Significa que chamadas para seu número de Whatsapp poderão ser direcionadas para outro número. Tal recurso é bastante útil para quem se desloca o tempo todo ou fica muito tempo impossibilitado de falar. Interessante, não?

Também pensando nisso, os desenvolvedores do app criaram uma função que já existe no Facebook para Empresas, a opção de respostas automáticas. Essa talvez seja a novidade mais bem recebida, afinal quem tem um negócio precisa responder constantemente as mesmas perguntas.

Como você terá acesso direto aos números de seus clientes, nada mais adequado do que prestar consultoria para que eles utilizem seus produtos ou aproveitem seus serviços da melhor forma. Não os deixe na mão depois da compra - mostre a eles como poderão aproveitar ao máximo sua aquisição. Assim, você garante um atendimento 3.0, fazendo da compra uma experiência significativa para seus clientes.

Atenção ao que não fazer Assim como no Whatsapp pessoal, existem limites que sua empresa deve respeitar para não tornar um aborrecimento aquilo que deveria informar e entreter. A maior atenção deve recair sobre a quantidade e frequência das mensagens que sua empresa poderá transmitir.

Antes de enviar um vídeo ou informar sobre uma promoção, procure saber, pelas estatísticas, se aquela pessoa de fato mostrou interesse em comprar o que você tem para vender. Portanto, direcione mensagens com mais frequência para os que demonstram mais interesse e para os que parecem indecisos, procure ser mais “cirúrgico” e dizer a eles exatamente o que precisam saber.

Não há dúvidas de que o Whatsapp para pequenas empresas pode ajudar muito no marketing do seu negócio, possibilitando até mesmo que se explorem vendas com maior valor agregado. O melhor de tudo é que o recurso é extremamente acessível, simples de usar e tem enorme potencial de retorno. Aproveite com sabedoria e faça mais negócios.

Via Conta Azul