6 ações para colocar o seu planejamento pessoal e profissional em prática



Colocar o planejamento pessoal e profissional em prática pode ser mais simples do que parece. As ações abaixo são fundamentais para deixar o seu planejamento mais sólido, eficaz e, consequentemente, com mais chances de sucesso. E o melhor: só dependem de você para acontecer. Veja 6 ações para colocar o seu planejamento pessoal e profissional em prática:

1. Pense em metas realmente desejáveis Você quer aquela promoção e, consequentemente, todas as responsabilidades desse novo cargo? Deseja fazer um MBA e está disposto a abrir mão de alguns fins de semana? Gostaria de viajar com a família no fim do ano e, para isso, vai economizar? Reflita se você realmente quer o que desejou e se toparia encarar todas as consequências.

2. Trace objetivos tangíveis Trace objetivos que podem, de fato, ser alcançados. Graus de dificuldade muito elevados costumam gerar frustrações. Ao invés de desejar “tornar-se CEO da empresa”, que tal mirar num alvo mais viável? Talvez os cargos de coordenação ou diretoria da área estejam mais próximos de você nesse momento.

3. Estabeleça prazos Não adianta desejar “estudar inglês… um dia”. Se essa for uma prioridade do ano, seja mais objetivo e estabeleça prazos reais: “Fazer a matrícula em uma escola de inglês até junho”. A ausência de datas prejudica o planejamento.

4. Mantenha a sua lista enxuta Muita gente aproveita a virada de ano para fazer promessas grandiosas e numerosas. Lembre-se de que, com a correria do dia a dia, outras prioridades surgem e aquelas do réveillon vão ficando para trás. Para evitar essa situação, faça uma lista enxuta e simples. Não existe um número ideal, mas o excesso de informações vai tirar o seu foco.

5. Registre os seus objetivos Pode ser na agenda, na pasta pessoal do computador ou no bloco de notas do celular. O importante é registrar (em algum lugar visível) o que você quer para os próximos meses. É essencial que os objetivos sejam relembrados ao longo do ano. Uma outra estratégia é compartilhar os seus desejos com alguém.

6. Acredite na sua capacidade O simples fato de traçar uma meta, qualquer que seja ela, já significa sair da zona de conforto e dar o primeiro passo para alcançá-la. Pense positivo, se esforce e acredite que você é capaz de colocar as ações do seu plano em prática – estudar mais, organizar-se mais, exercitar-se mais, comer melhor etc.

Via CPCEC