O conjunto formato por suas características pessoais e as atitudes tomadas em seu ambiente de trabalho determina qual é a sua postura profissional. No mercado atual, apostar em um comportamento considerado excelência é um diferencial certeiro para ter uma carreira de sucesso.
A postura profissional é formada por aspectos como conduta ética, hábitos, habilidades, competências, conhecimentos e comportamentos. Atitudes como se informar sobre sua área e o mercado, evitar atender telefonemas pessoais no ambiente de trabalho e ter um bom relacionamento com seus colegas são comportamentos que fazem um profissional de destacar entre os outros.
Pesquisas apontam que dois terços das demissões nas instituições são provocados devido à dificuldade de relacionamento entre os colaboradores, portanto, relacionar-se bem é mais um ponto positivo em seu comportamento profissional.
Para ajudá-lo a manter uma postura adequada, confira algumas dicas que podem te levar a uma carreira e sucesso:
1- Não fale mal da empresa para colegas ou em redes sociais. Lembre-se que os perfis são públicos e que todos têm acesso a ele, seja qual forem suas configurações de privacidade;
2- Evite conversar ou rir muito alto, pois isso pode atrapalhar os colegas que trabalham ao seu lado;
3- Sempre cumpra prazos e horários. Entregue seus documentos nos dias certos e procure chegar alguns minutos antes das reuniões começarem. Em caso de atrasos, avise as pessoas envolvidas para não causar transtornos aos seus colegas de trabalho;
4- Saiba esperar as pessoas concluírem as idéias para depois expor as suas. Escute com atenção e tranquilidade todas as opiniões, sem levantar polêmicas ou conflitos desnecessários;
5- Fique atento às regras gramaticais da língua portuguesa em e-mails e documentos, pois isso pode prejudicá-lo profissional e pessoalmente caso você não escreva corretamente. Gafes demonstram falta de atenção ou leitura;
6- Demonstre interesse em progredir, pois oportunidades podem surgir, e você poderá ser beneficiado;
7- Leia bastante e seja capaz de desenvolver satisfatoriamente uma conversa, com idéias e perguntas construtivas;
8- Saiba identificar quais brincadeiras são saudáveis, o momento propício de fazê-la, e quem é receptível à elas, para evitar constrangimentos.
Fique de olho em seu comportamento no ambiente de trabalho e torne-o um diferencial!
Fonte: Portal IBC