Trabalhar por conta própria já deixou de ser simplesmente um sonho para se tornar a realidade de muitos brasileiros. E se você faz parte desse grupo de empreendedores, precisa saber o quanto antes que a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar em pequenas decisões tomadas em relação à administração do seu negócio. E é para ajudá-lo a não tropeçar no caminho que preparamos aqui dicas valiosas de marketing para profissionais autônomos. Confira:
Conheça o mundo digital
Se você é profissional autônomo, certamente entende que seu principal produto é você mesmo, certo? Portanto, sua imagem deve ser muito bem cultivada para construir autoridade e, assim, não só conquistar como manter cada vez mais clientes em sua cartela, agregando valor ao seu serviço. Felizmente, hoje se tem à mão uma ferramenta poderosíssima para divulgar seu trabalho e prospectar ainda mais clientes: a internet. Mas atenção: não adianta só estar presente no on-line sem elaborar uma estratégia, ok? É preciso saber como e para quem se comunicar, agindo proativamente em vez de simplesmente esperar os resultados caírem do céu! E é sobre isso que falaremos a partir do próximo tópico.
Entenda seu nicho de mercado Não importa se é marketing para profissionais autônomos ou para grandes empresas: tudo precisa começar com a coleta de informações! E o primeiro passo nessa direção inclui saber exatamente em qual mercado você está inserido. Por isso, é essencial que você saiba onde quer se posicionar e, a partir daí, conheça a concorrência, avaliando se há muitos outros profissionais com a mesma proposta que a sua, se esse mercado está aquecido, como andam as oportunidades e assim por diante. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será traçar uma estratégia e mais garantias de sucesso você terá!
Avalie seu público Depois de definir e entender seu nicho, é hora de saber com quem você se comunicará. Essa é uma etapa a qual se deve dedicar bastante tempo, a fim de procurar entender como as pessoas que você quer alcançar se comportam. Qual é a idade média delas? Do que gostam? O que pensam? Para onde saem? Que sites costumam visitar? Em quais redes sociais estão? Quais são suas dores e seus desejos? Como seus serviços podem ajudar a resolver seus problemas? Entender com quem está falando fará com que as pessoas se identifiquem com você e sintam segurança ao contratar seu serviço.
Use as redes sociais Seu público está nas redes sociais? Então por que você ainda não marca presença por lá? Se as redes sociais facilitam a conversa e a interação de uma forma mais próxima, aproveite esses espaços para mostrar seu trabalho e estimular as pessoas a deixarem comentários, compartilharem suas postagens e conversarem mais com a empresa de forma geral. Mas vale ter um certo cuidado para não deixar as pessoas sem resposta e ser profissional para lidar com críticas. Nessa atualização, se sentir que não consegue gerenciar seus perfis diariamente, veja se não é necessário enxugar alguns ou até contratar um outro profissional especializado fazer isso por você!
Tenha seu próprio site Se você quer ser um profissional autônomo de sucesso, precisa desenvolver um site próprio. Por mais que muitas pessoas escolham apenas manter perfis em redes sociais, só isso não basta! Então invista em uma página o mais profissional possível, sem se esquecer de incluir ali seu currículo, portfólio, contato e tudo mais que possa facilitar a comunicação do cliente com você, como endereço físico e links para as redes sociass onde você também está presente.
Abuse do potencial do e-mail O e-mail continua sendo uma ferramenta poderosíssima para divulgar serviços e manter contato, funcionando como um excelente recurso para construir um relacionamento mais próximo com sua lista. Por isso, use o e-mail para criar campanhas personalizadas, enviar promoções e compartilhar novidades. Só tome cuidado para não ser muito invasivo e procure garantir que seu e-mail não vá para a caixa de SPAM.
Fonte: Assas Gestão Financeira