As tendências de negócios são como grandes ondas. Para vê-las se formando, é preciso olhar para além do horizonte mais próximo, o que vem vindo logo ali na frente, no que algumas pessoas chamam de futuro. Quanto antes puder enxergá-la, mais tempo você tem de se preparar para surfar essa onda. Curioso para saber quais são as previsões de 2017 para o setor de serviços? Force bem a vista para enxergar logo à frente e você vai ver que algumas ondas já estão mais próximas do que parece.
1. Novas relações de consumo sustentável A sustentabilidade já deixou de ser tendência para se tornar regra do jogo há alguns anos. Porém, fenômenos como a economia compartilhada e o consumo peer-to-peer redefiniram radicalmente a relação dos consumidores com o uso dos produtos e a tolerância ao desperdício. A mentalidade da posse foi substituída aos poucos pela do acesso. Como o relatório da TrendWatching ilustra, o consumidor prefere pagar para ter acesso a um serviço de streaming de música, como o Spotify, para usar um serviço de caronas, como o Uber, ou ainda, pagar pelo uso de um espaço de coworking, como o Impact Hub. Além disso, aplicativos como o Moda Livre indicam para o consumidor quais são as marcas que fazem uso de trabalho escravo na produção têxtil. Antigamente, as marcas mais mal vistas pelos consumidores estavam ligadas às indústrias de cigarro, por exemplo, em que o produto estava no centro da discussão. Hoje, o modo como algo é produzido, independentemente do setor, também ganha seus próprios holofotes. Assim, aumenta-se a preocupação com o impacto ambiental e social de um negócio, com o descarte do que é consumido e também com a eficiência energética da produção. Um bom exemplo de organização que transformou essa tendência em core do negócio é a Wise Waste, empresa de reciclagem de resíduos complexos como cápsulas de café e embalagens metalizadas. Por meio do design circular, a startup oferece serviços para grandes marcas como P&G, Natura e Nestlé. E os números falam por si só: de 2015 para 2016, a startup dobrou de tamanho e espera crescer seis vezes no próximo ano.
2. Novas relações de trabalho Se trabalho um dia já foi sinônimo de tortura, hoje é espaço de realização. A relação de cada indivíduo com a própria carreira e o local onde trabalha mudaram radicalmente nos últimos anos, especialmente com o aumento da presença dos millennials nas organizações. É por isso que os empreendedores mais atentos — e seus times de Gente e Gestão — procuram serviços e soluções que estejam alinhados com essa nova relação entre funcionários, empresas e líderes. Segundo o relatório da Deloitte que prevê disrupções para 2017, isso significa dar uma ênfase maior em ferramentas colaborativas de gestão e comunicação, como Trello e o Slack, além de repensar o modo como as organizações mensuram a performance, fazem a gestão dos planos de carreira e incentivam o aprendizado individual contínuo do time. A Qulture Rocks, por exemplo, é uma plataforma brasileira que une feedbacks instantâneos, gestão de metas ágeis e avaliações de talentos para facilitar a gestão de talentos das empresas. Francisco de Mello, fundador da startup, se inspirou nas práticas de empresas como Google, AB InBev, Adobe, e General Electric para oferecer uma solução para o mercado que ele mesmo sempre buscou: um sistema que ajude as empresas a criarem times de alta performance. Já a Pin People, também apostou nesse mercado para criar uma plataforma online que une talentos e empresas pela combinação de afinidades, cultura, valores e propósito. Um verdadeiro Tinder para recrutamento e seleção! Esse universo de serviços para gestão e RH é um espaço de oportunidades infinitas! E se você adicionar nessa conta a tendência ao trabalho remoto vai se deparar com um verdadeiro oceano azul, em que a necessidade de novos negócios cresce na velocidade de transformação dos ambientes de trabalho.
3. Novos usos de serviços de tecnologia “Negócios voltados para tecnologia não deveriam servir apenas analistas de TI e pessoas que sentam atrás de um computador o dia todo. Este ano, nós vemos uma grande onda de inovação nas indústrias mais tradicionais onde os negócios ainda são geridos pelo papel.” Essa é a previsão de Stacey Epstein, fundadora do aplicativo de mensagens Zinc. E que nós já vemos indícios da formação dessa onda aqui no Brasil. Exemplo dessa tendência é o crescimento de serviços de gestão financeira como o GuiaBolso e de contabilidade online como a Contabilizei, ambos apoiados pela Endeavor desde o ano passado. Um outro exemplo de empresa da rede Endeavor, o dr.consulta, faz uso da tecnologia para automatizar o serviço de agendamento e confirmação de consultas e exames pelo e-mail e SMS, otimizando o próprio serviço e melhorando a experiência dos consumidores.
4. Novos serviços personalizados entregues em larga escala A antiga abordagem de “um-tamanho-serve-todos” (one-size-fits-all) perde a força, quando os consumidores passam a ser cada vez mais aversos a comunicações genéricas, serviços padronizados e respostas protocolares. Mesmo que seu mercado seja pequeno, cada consumidor deve sentir que as suas soluções se encaixam perfeitamente com o que ele busca. Estreite o seu foco, contrate especialistas e dê aos consumidores aquilo que eles precisam – no timing e na dose certas.
Mas, como manter a personalização sem perder escala? Aproveite todo ponto de contato da sua marca para coletar dados sobre os seus consumidores. Pode ser o aumento de interesse por um serviço que você oferece, uma pesquisa de satisfação que entenda melhor a jornada de consumo ou até uma análise aprofundada do perfil de clientes que você já atendeu, indo além do demográfico para as motivações, estilo de vida e necessidades. Para escalar o atendimento ao cliente, sem sobrecarregar o time, invista em chatbots que respondem em tempo real aos consumidores, a qualquer hora do dia, de maneira inteligente. Um outro exemplo de serviço oferecido sob medida, apesar da larga escala, são as Descobertas da Semana do Spotify, o algoritmo de recomendações da Amazon e as sugestões de séries do Netflix. Parece muito distante da realidade da sua empresa? Comece a personalização dando inteligência à sua base de e-mails: enriquecimento de leads, novas segmentações mais apuradas e criação de Landing Pages com campos que te oferecem mais informações sobre o consumidor são uma maneira simples de começar a colher dados e gerar comunicações personalizadas.
No momento em que você acerta na entrega de soluções que combinam perfeitamente com a necessidade do seu consumidor, a resposta dele é imediata: recomendar a sua empresa para a própria rede de amigos e contatos. Essas são algumas tendências que já despontam no horizonte do mercado de serviços nesse ano que acabou de começar. O grande desafio para o empreendedor é saber para onde canalizar os esforços. É se antecipar a certos movimentos para que, quando eles ganharem força, você se fortaleça também.
Fonte: Endeavor - https://endeavor.org.br