Toda empresa local aspira crescer, enquanto as empresas globais precisam atingir mercados locais. Fazer uma marca global ter penetração em diferentes localidades é um dos maiores desafios para as grandes empresas, pois esbarra em fatores culturais, mercadológicos e sazonais dos mais diversos.
Quando é hora de investir em comunicação para mercados de países específicos sem cometer erros que podem destruir suas chances de estabelecer-se em novos lugares? Olga Andrienko, head de social media da SEMrush, empresa que trabalha com marketing digital, separou as melhores práticas com relação ao assunto em forma de dicas.
“Levar sua empresa para diferentes localidades é bem parecido com o conceito de person-to-person marketing, pois com o foco certo e a comunicação por meio dos canais adequados para cada país, é possível atingi-los corretamente”, explica Andrienko.
Existe uma estrutura de categorias que são importantes para solidificar sua marca nos mercados locais que veremos a seguir. Confira:
Website
Verifique nos seus relatórios de Google Analytics a localidade de onde seus conteúdos estão sendo mais acessados e compare os países e regiões que são os principais provedores do seu tráfego.
Além disso, defina o melhor idioma para expor seu conteúdo. Mesmo que o inglês seja uma língua universal e que garante a globalidade de sua marca, o idioma pode ser uma barreira em alguns casos. Segundo dados da Commom Sense Advisory, 72% dos clientes passam a maior parte de seu tempo em sites em seu próprio idioma, 72% alegam que preferem comprar um produto que tenha informações em sua língua e 56% dizem que a facilidade em obter informação na língua materna é mais importante que o preço.
Social Media
Usar os canais de comunicação corretos podem te ajudar a crescer. Preste atenção nas mídias sociais que são mais populares em seu mercado.
Em praticamente toda a América e Europa Ocidental, assim como na África do Sul e na Austrália, o Facebook é a principal rede social. Enquanto que na Rússia é o VKontakte (VK) e na China o QZone, por exemplo. Estar nesses canais é fundamental, pois traz oportunidade de crescimento em comunidades mais fechadas, como a chinesa, por exemplo, mais visibilidade em sites de busca locais e mais comentários e feedbacks de clientes.
Além da questão do idioma nativo, que vale tanto para os websites quanto para as mídias sociais, é importante lembrar que as noções de cultura, tradições e preferências variam de lugar para lugar: feriados religiosos e comerciais, jeito de falar, moedas e sistemas de pagamento, podem diferir muito.
Influenciadores
Achar influenciadores na região e apoiar alguma atividade deles ou convidá-los para estarem presentes nas suas, pode ser uma forma de obter audiência local por meio da aprovação de personalidades com opinião importante na região. “Ter um especialista local em contato com sua marca também pode ajudá-lo a ser conhecido no mundo todo, o que pode ser uma situação benéfica para todos os envolvidos", explica Andrienko.
Conferências
Além de estar atenta aos mais importantes nomes do mercado local, a empresa pode participar de conferências e eventos já consolidados na região.
Nesses momentos, é importante que o time de colaboradores presentes fique atento aos nomes e opiniões dos participantes e inclusive leve o conteúdo daquela experiência para o mundo online por meio de posts no blog ou rede social oficial da empresa, por exemplo.
Relações públicas
É necessário sempre manter em dia as atividades de relações públicas da marca. Utilizar conteúdo escrito pelos influenciadores anteriormente contatados é uma das maneiras de fazer isso. Outra é colocar os principais especialistas da empresa para escrever sobre temas de interesse do mercado local.
Além disso, há outros pontos de aproximação que devem ser levados em conta: estar integrado em comunidades online de interesse de seu negócio e participar ativamente delas; saber fazer conteúdo rápido, para entreter o público e também conteúdo aprofundado para educa-lo em temas nos quais tenha know-how.