Os 5 tipos de clientes para direcionar seu marketing


Os clientes são os responsáveis por mover qualquer empresa. Isso acontece porque todas as estratégias e campanhas são planejadas para eles, que são os consumidores finais. Portanto, é lógico pensar que para obter sucesso nessas ações é preciso conhecer bem os tipos de clientes que usam o seu serviço ou compra o seu produto.


Mas não é o que acontece. Muitas empresas acabam não se aprofundando no estudo sobre quem é, do que gosta, o que faz, o que motiva e quais os hobbies do seu cliente. Quando isso acontece, a empresa está perdendo boas oportunidades de criar um relacionamento, engajar ou, até mesmo, oferecer uma melhor experiência ao consumidor.


O fato é que quando se conhece o seu cliente, fica muito mais fácil melhorar a experiência dele e ser bem sucedido em ações simples, como oferecer um atendimento personalizado ou ter um maior engajamento nas redes sociais. O segredo é que existem alguns padrões comportamentais que facilitam o reconhecimento do tipo de cliente que se está lidando.


Neste artigo, vamos falar sobre como reconhecer os principais tipos de clientes e como usar essas informações para direcionar melhor os esforços do seu time de marketing. E, consequentemente, conquistar melhores resultados. Ficou curioso? Então continue a leitura para saber mais. Reconhecendo os principais tipos de clientes Apesar de se ouvir bastante por aí que todo cliente é igual, eles são bem diferentes. Cada um possui suas peculiaridades e se comportam de maneiras distintas. Quando se compreende cada um, fica mais fácil de reconhecer e diferenciar as ações, facilitando a conquista e o encantamento de novos clientes. Veja abaixo as características de tipos de clientes.

Cliente negociador Como o próprio nome sugere, esse é um cliente que só fecha negócio quando sentir que está sendo vantajoso para ele. Portanto, esteja preparado para negociar. Separar uma parte da sua verba para esse tipo de cliente é uma boa estratégia.

Esteja preparado para a situação, mas fique atento e evite oferecer descontos demais ou desnecessários. Outro ponto de atenção é a frequência com que se precisa oferecer um desconto para fechar negócio. Isso pode significar que sua marca não está sendo valorizada pelo consumidor final e pode ser prejudicial a longo prazo.

Cliente sem pressa Esse é um perfil comportamental bem comum entre as empresas. Ele tem interesse no que sua empresa oferece, mas está esperando o momento certo para adquirir, seja por motivos financeiros, seja por não ter urgência para contar com o produto ou serviço.

Esse é um tipo de cliente que precisa ser identificado bem rápido para que a abordagem possa ser ajustada. Nesse caso, funciona ser um pouco mais incisivo no atendimento e fazer uma proposta com prazo de validade, evitando que sua equipe de vendas perca muito tempo com um cliente que pode demorar muito tempo para fechar negócio.

Cliente decidido O perfil do cliente que sabe o que quer é bem fácil de ser reconhecido. Ele já fez a pesquisa na concorrência, já conhece o produto ou serviço e está ciente do seu valor. Pode ser que ele tenha a necessidade apenas de tirar algumas dúvidas ou confirmar informações.

Um atendimento objetivo e ágil é o ideal para esse perfil. Tenha todas as informações à mão e não perca tempo, o ideal é contar com uma equipe com conhecimento profundo sobre o que é oferecido. Com ele também funciona fazer perguntas já considerando que o cliente adquiriu o seu serviço e falar sobre a instalação ou o uso do produto.

Cliente indeciso O cliente indeciso vai precisar da sua ajuda e atenção. Como ele ainda não está certo sobre adquirir o seu produto ou serviço, ele vai comparar o que sua empresa está oferecendo com as empresas concorrentes.

Portanto, é essencial ter um posicionamento claro, responder todas os questionamentos com segurança e, principalmente, deixá-lo à vontade para continuar a pesquisa e voltar quando se sentir mais seguro sobre a proposta da sua empresa.

Cliente detalhista Muito semelhante ao cliente indeciso, o detalhista também vai demandar bastante tempo do time de vendas. Isso acontece pois ele terá um grande volume de perguntas sobre o produto, seu funcionamento, sua manutenção, durabilidade, entrega e todos as variáveis possíveis.

É de extrema importância estar preparado para saber conduzir todos esses questionamentos sem perder a atenção do cliente ou sem deixá-lo entediado. Quando bem atendido, é possível fidelizar esse cliente.

Como é possível notar, esses diferentes perfis comportamentais são os mais comuns e os mais percebidos entre as empresas de diferentes setores. Reconhecer o perfil do cliente e adequar o atendimento que será oferecido é o primeiro passo para um bom resultado.

Vale lembrar que os clientes são pessoas e que para ser um bom empreendedor é essencial entender de pessoas. Cada indivíduo tem sua personalidade e a empresa precisa estar preparada para atender e lidar com todos.

O conhecimento e a habilidade de se adaptar a cada um dos tipos de clientes permite que sua empresa altere as ações de marketing, potencialize os resultados, fidelize mais clientes e adeque o pitch de vendas, por exemplo. Podemos concluir que conhecer a fundo seus clientes pode ser o grande diferencial da sua empresa.


Por meuSucesso.com