Mudanças que a pandemia trará para empresas e profissionais


Com certeza todos nós logos iremos perceber os muitos efeitos trazidos pela pandemia, que afetarão de maneira benéfica o mundo corporativo. Comento alguns deles.


O trabalho remoto será cada vez mais importante para empresas e profissionais 


Se antes da pandemia havia uma resistência ao trabalho remoto que vinha sendo adotado de maneira acanhada, muitas empresas deverão adotar mais e mais esse sistema até porque notaram muitos benefícios. Por exemplo, além do aumento da produtividade dos seus colaboradores no trabalho remoto, elas devem ter observado também que podem reduzir as suas estruturas administrativas, o tamanho de suas instalações físicas e custos correspondentes (locação de imóveis, manutenção,custo de locomoção de seu pessoal, espaços para acomodação e outros). Claro que será um processo que levará algum tempo. “Livrar-se” de seus centros administrativos hoje espalhados pelas cidades será um desafio.


b) Por outro, os profissionais sentirão um sensível aumento da qualidade de vida pois ao continuar a desenvolver o seu trabalho a partir de suas residências, poderão participar mais ativamente da vida familiar, além de poderem desenvolver outras atividades sociais e pessoais até então prejudicadas pela falta de tempo.


c) Outro benefício para a comunidade, pois os profissionais, ao ficarem mais tempo em suas residências sem necessidade de deslocamento, tornará melhor o transito nas ruas e, por consequência, tornará a cidade mais humana.


Cuidado com a saúde, sua e das demais pessoas

Haverá certamente por parte das organizações um crescente cuidado com a saúde dos colaboradores. A preocupação com a conscientização das pessoas sobre os perigos que poderão vir da aglomeração de pessoas a partir, por exemplo, das filas de acesso a elevadores, refeitórios e outros espaços comuns. Sem falar, naturalmente, da organização dos novos espaços de trabalho, que trarão significativos aumentos da produtividade. Como disse alguém recentemente: “que bom que não teremos mais que passar o dia inteiro ao lado de pessoas que ficam espirrando, falando em voz alta ao telefone/celular”…


As vídeo-conferências serão cada vez mais usadas

Embora tenham se tornado cansativas e até “irritantes” durante a pandemia, os contatos via vídeo-conferência serão mais frequentemente usados. Imagine a economia de tempo…Entrevistas de seleção para as vagas serão mais facilitadas. Reuniões poderão ser mais produtivas.


Aproveitamento do tempo para atualização profissional

Essa é uma atividade que, ao meu ver, será um grande benefício para todos os profissionais no mundo pós-pandemia.


Além do ganho de tempo pelo fato de não ter que se desgastar com deslocamento casa-empresa-universidade-centro de cursos, os profissionais encontrarão um cenário mais propício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até porque, penso eu, as instituições de ensino, mais resistentes ao modelo a distância, estarão mais preparadas para um ensino satisfatório em termos de conteúdo e sistema de apresentação do seu conteúdo.


Esses são apenas alguns dos benefícios a serem atingidos. Mas, com uma condição. É preciso que haja um esforço adicional por parte das empresas e profissionais.


Empresas precisam entender que têm que fornecer condições ideais para quem trabalha de casa, afinal, obrigar seus colaboradores a trabalharem com dor nas costas, por exemplo, não é recomendável. Profissionais trabalharem em casa, mas imaginando que estão em férias também não é a melhor prática.


Portanto, bem-vindo ao novo mundo corporativo que veio para simplificar a vida de todos, empresas e profissionais(espero!).


Por Nelson Fukuyama

Via Dicas Profissionais