top of page

Estas dicas vão ajudar você a economizar muito



Aos 18 anos, poucos têm suas finanças totalmente organizadas. Mas Darren Thedieck, que ingressou na Força Aérea nessa idade, tinha algumas ideias claras sobre onde queria estar financeiramente. Aos 31 anos, conforme artigo da CNBC Make It, ele acumulou mais de meio milhão de dólares investidos e compartilha algumas dicas valiosas que o ajudaram a alcançar essa marca.


1. Pague a si mesmo primeiro

Thedieck começou a investir desde cedo, ainda no ensino médio, inspirado por autores como Benjamin Graham e Warren Buffett. Quando entrou para a Força Aérea em 2012, com 18 anos, ele já estava determinado a começar a investir imediatamente. Sua principal dica é “pague a si mesmo primeiro”.


Isso significa destinar uma parte de sua renda para poupança e investimentos antes de considerar outras despesas. “Feche os olhos e imagine quem você quer ser em 20 ou 30 anos a partir de agora”, ele aconselha. “Pense nas coisas que você deseja ter na vida e no que precisa fazer para chegar lá.”


2. Tenha uma visão clara do futuro

O conselho de Thedieck ressoa com uma ideia frequentemente expressa por Buffett: pense em como você gostaria que seu obituário fosse lido e comece a construir uma vida que esteja à altura disso. “Tente pensar em como você gostaria de olhar para sua vida e comece hoje a seguir um caminho que leve a esse objetivo”, disse Buffett em uma reunião anual da Berkshire Hathaway.


Para Thedieck, atualmente estacionado na Itália com sua esposa e filha, o objetivo é uma aposentadoria europeia, e ele poderá se aposentar aos 38 anos com uma pensão que equivale à metade de seu salário base. Entre sua pensão e os saques de seus investimentos, que ele espera ultrapassar US$ 1 milhão nos próximos cinco anos, ele pode ter renda suficiente para sustentar o estilo de vida de sua família sem precisar de um salário.


3. Priorize suas economias e investimentos

A dica de Thedieck aplica-se a todos, não apenas aos militares ou àqueles focados em aposentadoria precoce. Se você sonha em possuir uma casa ou viajar pelo país em um trailer, economizar para esses objetivos deve ser uma prioridade no seu orçamento. “Priorize suas economias e investimentos para seu futuro tanto quanto você prioriza suas contas regulares”, diz ele. Isso pode significar abrir mão de alguns desejos de curto prazo, como viagens luxuosas ou carros caros, para direcionar mais dinheiro para metas de médio e longo prazo.


4. Seja intencional com seus gastos

Uma das maiores lições que Thedieck aprendeu é ser intencional com seus gastos. “Comece a ser intencional na sua vida com o que você gasta, o que você economiza e o que você faz para garantir que se torne a pessoa que deseja ser em 20 ou 30 anos”, afirma. Ter clareza sobre o que você está trocando pode tornar mais fácil abrir mão de certos luxos no presente para alcançar objetivos maiores no futuro.


A jornada de Thedieck é um exemplo de como a disciplina e a visão de longo prazo podem levar a uma estabilidade financeira significativa. Seja intencional com suas escolhas financeiras, priorize seus investimentos e mantenha uma visão clara do futuro para garantir que você está no caminho certo para alcançar seus objetivos de vida.



Por Bernardo Góis

0 comentário

Comments


bottom of page