Dicas para viajar de carro com mais segurança


De acordo com levantamento divulgado em setembro pela plataforma Booking.com, até março de 2022, dois em cada três brasileiros pretendem viajar. Só que, mesmo com o gradativo avanço da vacinação, diante das condições sanitárias atuais, a tendência é buscar por destinos mais próximos, aos quais se possa viajar de carro, garantindo assim maior segurança para toda a família.


Essa tendência é confirmada por outra pesquisa, divulgada pela plataforma Airbnb, segundo a qual há uma grande procura por hospedagens de até 300 km de distância dos centros urbanos, aos quais se possa chegar com o veículo particular.


Mas antes de pegar a estrada, é válido conferir alguns cuidados essenciais para viajar de carro com mais tranquilidade. Veja só:


1 – Revisão do carro

Estar com a revisão do veículo em dia, além de garantir a segurança de todos os passageiros e a vida útil do automóvel, também ajuda a evitar multas.


Por isso, antes de viajar de carro, é imprescindível estar atento a alguns pontos:


Verifique os pneus, os freios, o óleo do motor e as luzes.

Complete a água do radiador (com o motor frio).

Cheque a calibragem dos pneus, seguindo a recomendação do manual do carro para o peso que pretende levar.

Além disso, não é recomendável deixar a revisão para a última hora. O ideal é realizar esse checkup pelo menos uma semana antes, para ter tempo hábil caso necessite trocar alguma peça, por exemplo.


2 – Seguro em dia

Outro fator a ter atenção antes de viajar de carro, diz respeito ao seguro do automóvel.


É claro que estar com o seguro auto em dia é importante em todas as ocasiões.


Só que, antes de uma viagem, é ainda mais importante checar os tipos de cobertura contratadas (contra roubo/furto, por exemplo, colisões, etc.) e manter em algum lugar acessível o contato do(a) corretor(a) ou seguradora.


3 – Itens obrigatórios

Antes de viajar de carro, também é essencial conferir se estão no veículo todas as ferramentas obrigatórias – estepe, macaco, chave de roda, triângulo e extintor de incêndio – e se estão todas em boas condições.


Levar outras ferramentas, como um jogo de chaves fixas, chaves de fenda e lanterna, também é recomendável.


Além disso, não se esqueça de verificar os documentos do carro, seguro obrigatório DPVAT e os documentos de todos os passageiros.


É importante lembrar ainda que, desde março, entrou em vigor a nova Lei da Cadeirinha, segundo a qual, crianças de 4 a 10 anos ou que tenham menos de 1,45 m devem ser obrigatoriamente transportadas no banco traseiro em assento de elevação com cinto de segurança de três pontos.


4 – Higienização

No momento atual, outro fator de grande importância para garantir a segurança de todos ao viajar de carro é manter uma boa higienização do veículo.


Nesse sentido, realizar uma limpeza interna prévia do automóvel é tão importante quanto desinfetar (preferencialmente com álcool), com alguma frequência, as partes mais tocadas pelos passageiros, como direção, câmbio, maçanetas, botão do rádio, painel frontal, espelhos, etc.


5 – Ventilação

Com o verão chegando, pode ser grande a tentação de fechar as janelas do carro e ligar o ar-condicionado.


Porém, infectologistas afirmam que o ar-condicionado pode viciar o ar respirado, aumentando a probabilidade de contrair doenças respiratórias.


Por outro lado, manter os vidros abertos promove uma melhor circulação de ar dentro do veículo, sendo esta, portanto, a maneira mais recomendável de viajar de carro no momento atual.


6 – Paradas na estrada

Dependendo da distância a ser percorrida, parar na estrada – seja parar em um restaurante para almoçar ou somente para ir ao banheiro e esticar as pernas – pode ser inevitável.


Nesses casos, é essencial ficar atento a todas as medidas de segurança sanitárias: usar máscara de proteção, manter o distanciamento social e lavar bem as mãos após tocar em qualquer coisa.


Levar alguns refrescos, lanches e snacks para o caminho também pode ser uma boa alternativa para evitar paradas desnecessárias.


Além disso, também é importante lembrar do necessário uso da máscara ao parar em cabines de pedágio, cuidando da saúde de todos os passageiros e também do trabalhador.


7 – Gasto de combustível

Com os recentes aumentos no preço do combustível, também é interessante verificar algumas boas dicas para economizar na hora de viajar de carro:


  • Evite aceleradas e freadas bruscas;

  • Evite o excesso de velocidade;

  • Evite levar muito peso no automóvel;

  • Evite o uso do ar-condicionado;

  • Evite ficar na reserva;

  • Troque as marchas de acordo com a necessidade;

  • Escolha a melhor rota antes de sair de casa.


Por: Guia de Bolso

Via: O Seu Dinheiro Vale Mais

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo