Desde os primórdios, o homem sempre tinha necessidade de comercializar seus produtos mesmo em pequena escala. Desse modo, o processo era totalmente manual. No entanto, na segunda metade do século XVIII, ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial onde começou o surgimento das máquinas e ter uma produção em larga escala o que ocasionou ter mais produtos e a necessidade de ter mais clientes para comprar tudo o que foi produzido. Diante desta situação, o homem começou a ser mais criativo e começou dar os primeiros passos sobre marketing para comercializar e vender mais e obter vantagens nos negócios.
Com a evolução dos tempos, Marketing tornou-se uma das ferramentas mais importantes diante de um mundo tão competitivo em que vivemos.
Nas organizações, o ambiente também não é diferente e torna-se acirrado para se manter no mercado no qual o marketing é o responsável por mover e alavancar as vendas dentro de um negócio. Para isso, é preciso atender o cliente sabendo identificar sua necessidade, desejo no momento oportuno para conseguir uma fidelização no produto em que vende no comércio seja nível empreendedor ou nas empresas de grande porte.
Segundo Kotler (1993) o marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades e desejos por meio de trocas. A troca se verifica quando o objeto desejado é adquirido e algo é oferecido como pagamento. Para que a troca ocorra é preciso que algumas condições sejam satisfeitas: pelo menos duas partes devem participar, sendo que cada uma deve possuir algo de valor para oferecer; cada uma deve querer negociar com a outra e ter liberdade de aceitar ou rejeitar a oferta; e, finalmente cada parte deve ser capaz de fornecer o objeto prometido. A transação é a unidade de medida do marketing e em geral é feita por meios monetários. Finalmente, o conceito de mercado diz respeito ao grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto.
Toda empresa visa no mercado vender mais para obter lucro e gerar renda para as pessoas. Diante desse objetivo tão importante, é extrema importância ter em mente três coisas fundamentais diante do cenário atual:
Acompanhar os 4Ps do marketing
Estudar o ambiente nas empresas.
Fazer sempre a pesquisa de mercado para ver a necessidade do cliente.
Mix do Marketing
O mix do marketing abrange quatro fases fundamentais: Preço, Praça, Promoção e Produto.
Para Richers (2000, p. 158) o “composto de marketing é um planejamento estratégico que traz eficácia e ajuda a organização a atingir objetivos a médio e longo prazo de forma eficiente”. Assim, ele define que a estratégia deve estar pronta para depois ajustá-la com o mix, pois cada estratégia tem seu composto.
Preço
Refere-se como a empresa define sua lucratividade diante do público que observa o comportamento no mercado. O grande desafio é definir quais as formas de pagamento diante do cenário atual que pode ser definida:
As principais formas de pagamento:
Dinheiro em espécie – é das umas das formas de pagar o produto no qual o cliente tem maior desconto no mercado. Atualmente, está sendo cada vez mais difícil devido às condições financeiras das pessoas não terem recurso suficiente para efetuar esta operação.
Cartão de crédito – as pessoas utilizam bastante esta situação para efetuar as compras tendo como desafio controlar o limite do cartão.
PIX – esta nova modalidade trouxe rapidez e confiabilidade no ato de pagamento e está sendo uma das mais maneiras mais utilizadas no momento.
Boleto – muitas pessoas utilizam esta forma tradicional já diante do mercado. Porém, poderá ser extinta futuramente.
A empresa tem que ter controle financeiro com o objetivo de balancear estas formas de pagamento para não entrar em situação difícil diante do mercado.
Praça
Define como distribuir o produto no mercado para que chegue até o cliente. A maneira como chegar até o consumidor pode ser:
Canais de distribuição – abrange os meios em que a empresa utiliza para entregar seus produtos até o consumidor final que podem ser feitos pelos atacadistas, varejistas e produtores.
Além disso, a loja virtual tem sido muito utilizada ultimamente devido ao período de pandemia no qual o mundo sofreu um abalo econômico nas lojas físicas.
Promoção
É maneira como o produto é divulgado dentro do mercado. Tem como objetivo fazer uma melhor comunicação entre a marca e os consumidores visando despertar o interesse do produto. Além de outras, as principais são: publicidade, relações públicas e merchandising.
Segundo Schermerhorn (1999, p. 243), os canais de comunicação são responsáveis por transmitir as mensagens de formas rápidas e claras ao seu destino, pode ser por telefone, e-mail, cartas, etc. Pode ser de forma autoritários e informais.
Produto
Este é grande relevância para que os outros Ps possam existir. Sem o produto não é possível vender e nem gerar o marketing propriamente dito. Esta etapa compreende: qualidade, características, embalagem, design do produto.
O ciclo do produto abrange quatro fases que merecem destaque: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Ambiente interno e externo no mundo organizacional.
Dentro das empresas existem dois ambientes: interno e externo. O primeiro a organização tem a capacidade de controlar e agir voluntariamente analisando os pontos fortes e fracos.
Pontos fortes: localização privilegiada, treinamentos para os funcionários, boa política de vendas, maquinário com alta tecnologia. Todos estes requisitos fazem a diferença e contribui para o desenvolvimento do negócio
Pontos fracos: mercadoria obsoleta, falta de qualidade no produto, colaboradores desmotivados, não tem padronização dentro do processo produtivo e não tem o plano de marketing bem desenvolvido. Com esta situação pode prejudicar a empresa e até mesmo levar à falência.
O segundo é o ambiente externo no qual o negócio existente não tem controle porque não depende dela e sim exclusivamente do mercado. Dentre dos principais fatores podemos destacar: taxa de juros, políticas ambientais, mudanças de câmbio e a pandemia na qual deu choque e um abalo na economia mundial que fechou várias empresas no mundo inteiro.
A análise externa da empresa tem como objetivo verificar as oportunidades e ameaças, do mercado, e a posição desejada no futuro, para assim, procurar aproveitar ao máximo as oportunidades, e amortecer as ameaças (OLIVEIRA, 1993).
Pesquisa de mercado
Diante da competitividade crescente no mercado e as incertezas para investir no negócio, a pesquisa tornou-se uma ferramenta extremamente necessária para tomar decisões estratégicas com mais eficiência e conhecer realmente o tipo de cliente adequado para comprar os produtos da empresa.
De acordo com Schlesinger (1964, p. 10) a pesquisa de mercado tem como função “obter e distribuir fatos que auxiliem todos os departamentos da empresa a preencher seus objetivos com eficiência. Daí derivam consequências de mais consumo e maiores lucros”. Muitas vezes a pesquisa de mercado é utilizada após o ato de produzir.
Dentro do contexto, existem dois tipos de pesquisa:
Primária – é quando a pesquisa é realizada pela própria empresa.
Secundária – é quando os dados são coletados por terceiros que é uma empresa especializada na área.
Para fazer a pesquisa é preciso observar os seguintes parâmetros:
Definir o objetivo da mesma
Tipo de público – concorrentes e especialmente os clientes.
Amostragem – quantas pessoas envolvidas na pesquisa
Aplicação – a realização da pesquisa
Análise de dados – analisar as respostas e com base nelas fazer o levantamento estatístico.
Vantagens da pesquisa
Ter uma margem de segurança na viabilidade do empreendimento
Conhecer o mercado
Analisar a concorrência
Enxergar as oportunidades com antecedência
Melhorar a tomada de decisão com a visão holística
Diante do exposto, as empresas estão cada mais competitiva no cenário econômico mundial sendo que a criatividade torna-se diferencial no mercado. Outro fator primordial, é a prática do mix do marketing que está relacionado aos 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Além disso, o ambiente no qual as organizações fazem parte e também a pesquisa de mercado que juntos precisam ter um estudo minucioso capaz de diminuir os riscos e aumentar a chance do negócio dar certo para garantir a sobrevivência no mundo organizacional.
Por José Muniz Farrapo Júnior
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