Mais que conteúdo, os líderes e gestores têm se preocupado com o formato das mensagens que querem transmitir às suas equipes, clientes e parceiros profissionais.
Segundo Juliana Algodoal, PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho, Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e fundadora da empresa Linguagem Direta, a voz representa 38% da mensagem, sendo também o principal indicativo de quando uma conversa é competitiva (com disputa entre os interlocutores) ou colaborativa (quando os interlocutores querem chegar a um objetivo comum).
De acordo com a especialista, mais de 40% dos seus clientes, entre CEOs e executivos de alta liderança, apontam dificuldades de transmitir a emoção correta de acordo com a mensagem. Buscam ainda aprimorar as técnicas de voz para alcançar, principalmente, objetividade na construção do discurso, passar a mensagem de forma adequada ao público-alvo e planejar e organizar a fala no tom correto de emoção.
Algodoal detalha, abaixo, algumas técnicas indicadas para empregar a voz de forma mais eficiente na comunicação em ambiente corporativo:
1) Para expressar alegria: usar voz mais aguda, reforçada pelo sorriso no rosto;
2) Para informações de atenção: deixar a expressão facial mais estável, de forma que transmita segurança, e o tom de voz mais neutro;
3) Para informações tristes: falar com tom de voz mais grave, com aberturas menores da boca e com frases mais curtas e claras;
4) Para mensagens de urgência: usar a velocidade de fala e a voz em tom mais acelerado;
5) Para incentivar a reflexão: diminuir a velocidade de fala;
6) Para uma comunicação mais humanizada: expressividade vocal variada, abrir e fechar mais a boca mais vezes, usa gestos para dar apoio à fala. Esse é o tipo de fala mais equilibrado e neutro. É a voz que os robôs veem tentando reproduzir ainda sem sucesso, mas que todo ser humano é capaz de fazer com muito sucesso.
"A fala, na maioria das vezes, acontece de forma intuitiva e nem sempre tão organizada. As pessoas precisam saber que existem técnicas profissionais para desenvolvê-la, a partir do uso correto da voz, apoiada por gestos e combinada com o conteúdo e a mensagem que desejam transmitir. Para isso, basta aprimorar a forma de se comunicar, agregando ferramentas que podem ser utilizadas tanto no ambiente profissional como pessoal, sem perder a autenticidade e o estilo próprio", destaca a especialista.
Por Redação
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