6 tendências de marketing digital para 2022


Estamos chegando no final de 2021 e muito já se fala sobre as tendências para o ano de 2022. No Marketing Digital, devido à pandemia, os dados viraram o ouro da vez: muitas análises de comportamento do usuário, desde as mudanças de hábitos de consumo e até a forma de se relacionar. Tudo mudou. Mas também se abriu o leque para inúmeras oportunidades de negócios digitais.


É muito importante estar à frente das tendências para obter insights relevantes para decisões de negócios com embasamento, ainda mais diante desse cenário de pandemia. As decisões estratégicas ficaram mais facilitadas devido à antecipação de muitas tendências que já estão na ponta do iceberg.


Segundo dados recentes da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão cerca de US$ 4,6 bilhões até o final deste ano, com a possibilidade de alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023. A jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, tem cada vez mais utilizado de recursos de voz.


O uso das Assistentes Virtuais está sendo ampliado em todo o cenário mundial e nas tarefas rotineiras do cotidiano, com dicas e prevenções sobre diversos temas, até de forma divertida e cada vez mais humanizada.


O Marketing de Conteúdo ainda se mostra mais relevante do que nunca dentro das ações de marketing digital. As organizações estão investindo pesado na produção de conteúdos e nos canais de distribuição. Tal estratégia permite que as comunicações com o público-alvo sejam mais diretas e certeiras. As estratégias de conteúdo rico são cada vez mais eficazes, não somente no impulsionamento da marca, mas também na geração de novas oportunidades de negócios (leads) para a empresa em questão. Vale ressaltar que é sempre importante estabelecer quem é sua persona, ou seja, seu público-alvo para a definição da estratégia de jornada de conteúdo.


Aliás, os conceitos de Inbound Marketing e Jornada da Experiência do Cliente ainda continuam em alta. Cada vez mais, entender toda a jornada e anseios do usuário final, ainda é tarefa bem grandiosa. A jornada é constante e evolutiva, sempre temos que olhar para dentro do cliente, colocando-o no centro dos nossos negócios.


Os relacionamentos via Bots estão cada vez mais "humanos" e inteligentes, com um grande volume de repertório, a fim de evitar a sensação de uma interação robotizada, para ter mais sinergia e contato mais próximo com o cliente. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) contribui diretamente, oferecendo toda a criação, a definição de metas e execução da campanha. As ferramentas abrangem desde a seleção da estratégia de segmentação adequada até a coleta de insights sobre quaisquer campanhas em tempo real.


Partindo desse ponto, a Covid-19 acelerou muito a percepção da necessidade dos consumidores para que as marcas sejam mais socialmente responsáveis. É muito comum que o público se utilize das rede sociais para promover "cancelamentos" e boicote a marcas que, por exemplo, possam ter sido preconceituosas. A Responsabilidade Social está em alta em muitos dos temas para 2022: a marca engaja e outros conceitos de branding devem ser bem planejados e utilizados da melhor maneira para que a empresa colha todos os frutos dessa estratégia.


Por Douglas Castro

Via Administradores.com

0 comentário