4 mentiras que contam sobre o curso de Administração



O Dia do Administrador é celebrado nesta próxima quinta-feira, 9 de setembro, e mesmo com o curso de Administração sendo um dos mais procurados no país, muitos brasileiros ainda alimentam dúvida e preconceito ao reproduzir estereótipos acerca da formação.


A escolha por seguir a carreira de ADM está frequentemente ligada a fatores como a grande variedade de ocupações que o administrador pode ter profissionalmente, o conteúdo diverso presente no curso e a boa remuneração a quem trabalha na área. Mas algumas mentiras sustentam uma imagem distorcida a respeito de quem trilha esse caminho.


Vamos conferir - e refutar - algumas delas?


1) ADM é para os indecisos


A grade do curso de Administração é normalmente mais generalista que as de vários outros, e o fato de contemplar diferentes áreas do conhecimento como Psicologia, Informática e Estatística, por exemplo, permite que as práticas e competências de um profissional nele formado sejam mais diversas - um aspecto mais vinculado à variedade de seu campo de atuação no mercado de trabalho do que necessariamente aos dilemas ou inseguranças do estudante.


O professor Henrique Heidtmann Neto, chefe do centro de graduação da FGV-EBAPE do Rio de Janeiro e presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), acredita que, diferentemente dessa falácia, não existe conexão entre indecisão e carreira em Administração.

"O 'não saber escolher o curso' é um problema geral, porque são jovens que prestam vestibular muito cedo", afirmou o professor ao site G1. Respondendo à pergunta "por que você resolveu estudar Administração?" em nossas redes sociais, vários dos seguidores do Administradores revelaram sua escolha por interesse consciente ou mesmo vocação. Entre os pontos levantados nos comentários, destacaram-se não apenas o desejo por empreender e gerir o próprio negócio, mas também, justamente, a amplitude e versatilidade disponíveis. "Por ser um curso que te abre portas para todas as ramificações. Em Administração você estuda um pouco de tudo e pode escolher no que ser especialista", explicou uma seguidora. "Me apaixonei pelo leque de possibilidades e diferentes assuntos que envolvem Administração. Do RH às finanças, passando por produção, processos, direito, contabilidade, marketing. São tantas áreas dentro de um único curso e essa vastidão de conhecimento é que eu acho fascinante", ressaltou um outro usuário. "O profissional da área se torna versátil, completo e único", observou mais outra.

2) ADM é mais fácil

Este é outro grande engano: o curso de Administração exige esforço e dedicação como qualquer outro. Exatamente pela diversidade já mencionada, trata-se de um dos poucos cursos de graduação multidisciplinares, reunindo em uma mesma ementa disciplinas de áreas variadas, das ciências Humanas às Exatas. Assim, o estudante é exigido e desafiado por um percurso bem amplo e distinto de conhecimentos.

Isso faz com que sejam desenvolvidas várias habilidades e capacidades, até porque é preciso entender todo o funcionamento de uma empresa, incluindo seus setores e operações, para ser capaz de administrá-la, não é mesmo?


3) ADM é para quem gosta de matemática

Dizer que Administração é um curso de Exatas é um equívoco; de fato, as disciplinas de cálculos fazem parte da grade curricular, mas não representam a maioria dela.

Para quem não sabe, o curso está formalmente dentro da área de Humanas e não das Exatas, então as matérias abordadas durante os anos de formação são bem diversificadas, como Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Sociologia e Informática.

4) O mercado de trabalho para ADM está saturado

Existem milhares de administradores no mercado nacional, até porque não se trata de uma profissão nova. Mas a demanda por esse tipo de profissional também é muito grande, pois, em tese, todo negócio precisa de um bom gestor - tanto na iniciativa privada, quanto na pública.

Mesmo com muitos recém-formados todos os anos, as áreas que abrangem a Administração são extensas, o que garante uma certa vantagem competitiva para os profissionais - especialmente se souberem potencializá-la.

Por isso, é importante a quem estuda ou atua em ADM buscar se diferenciar positivamente para assegurar as melhores oportunidades no mercado. Investir em qualificação, por exemplo, pode aumentar suas chances na hora de disputar um cargo, e cursos e workshops como os que oferecemos no Administradores Premium te ajudam a se desenvolver ainda mais em sua especialidade.

Por Giulia Ghigonetto

Via Administradores.com

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo